Amor pelo próprio trabalho: o que é core business?

ALICE SCHUCH

Definir e agir o próprio core business aqui e agora é uma opção que nos convém.  A vida quer viver!

Na área da Economia, Finanças ou Administração o termo business é usado para referir atividade comercial, industrial ou financeira e ainda como sinônimo de empresa ou corporação, já core business, significa o coração da atividade daquela pessoa ou daquela organização, é o desenho do núcleo do negócio, o ponto forte de uma pessoa ou de uma empresa a ser trabalhado estrategicamente.

O escopo de determinar o core business é fazer com que a pessoa ou a empresa, consciente daquilo que produz, explore a sua vantagem competitiva e trace estratégias de manutenção e expansão do negócio.

A fabricação do produto pode ser terceirizada, porém o core business e a criação do produto são de responsabilidade do empresário líder, pois estudos mostram que muitas políticas de crescimento falham pela atuação em áreas não compatíveis com aquilo que você ama e sabe fazer.

Enquanto a Nike, por exemplo, está sempre criando novos modelos de tênis, trabalha com outros produtos. Contudo, o coração de seu negócio está no mercado de tênis e, assim fazendo, encontra o equilíbrio entre a ampliação e o foco. Já a Apple tem como core business ferramentas para quem quer mudar o mundo.

Refere Steve Jobs, em Stanford 2005, que às vezes a vida te bate com um tijolo na cabeça, porém afirma ele estar convencido de que a única coisa que o fez continuar foi que ele amava aquilo que fazia. E prossegue, afirmando que você precisa encontrar aquilo que ama porque o seu trabalho irá tomar uma grande parte da sua vida e o único meio de ficar satisfeito é fazer o que você acredita ser um grande trabalho. Conclui Jobs, aconselhando que, caso você ainda não tenha encontrado o que você gosta de fazer, continue a busca sem parar, continue procurando até encontrar.

Quem corre por gosto, não cansa!

Assim, questiono e provoco: você configurou um ponto central para investir naquilo que quer fazer? Vamos conseguir a nossa estrela Michelin!

(*) Alice Schuch: escritora, palestrante, pesquisadora e doutora do universo feminino.