A FAIXA DE PEDESTRES – COMO USAR

Posted by 28 set, 2012

Muita gente não sabe, mas existem regras de trânsito para o pedestre. Quando não há calçadas, por exemplo, é permitido aos pedestres caminharem pela borda da pista dos carros, desde que eles se mantenham em fila um atrás do outro.

Para atravessar uma rua onde há faixa de pedestre, o pedestre deve seguir uma linha reta, de modo a chegar ao outro lado o mais rapidamente e com maio brevidade possível.

Quando houver semáforo para pedestre, é obrigatório obedecer á indicação das luzes –  a travessia só poderá começar, obviamente, quando o sinal estiver verde. Se não houver semáforo para eles, os pedestres deverão, então, aguardar o sinal vermelho para todos os veículos e somente depois iniciar sua travessia. De qualquer modo, uma vez iniciada a travessia, a prioridade é sempre do pedestre.

Se há faixa de pedestre, porém, é por ali que deve acontecer a travessia. Mas é saber que aquela faixa pintada no chão não é do pedestre – a faixa é uma sinalização que pertence à pista. Não use a faixa pensando que é uma continuação da calçada, porque não é.

Para usar a faixa com segurança, siga estes três passos:

  1. Você tem a obrigação de sinalizar quando quiser sair da calçada e usar a faixa de pedestre. Deixe bem claro para os motoristas a sua intenção, que você que usar a faixa e, se puder estenda o braço, puxe um caderno da mochila e levante o braço e indique  sua intenção.
  2. Sinalizou, pode entrar na faixa?Não. Fique esperto: tenha certeza de que todos os carros da primeira e segunda fila pararam. O motorista que está na primeira fila, mais perto da calçada, verá você, os que estão mais para o meio da pista talvez não vejam você e menos ainda os que estão mais para trás.
  3. Não corra na faixa. Mesmo que você desconfie dos motoristas, é seu direito usar a faixa de pedestre. Olhando sempre para os carros, atravesse normalmente – um passo de cada vez. Você não deve correr na faixa, também porque, a cada dia que passa há mais motos nas ruas, e se vier algum motociclista costurando entre os carros que já estão parados, é muito provável que ele não te veja  e você, nem perceba a moto chegando.

 

 

 

 

 

CFC Silva e Quatro Rodas

Rota de Colisão

Categories : Artigos
Comments

Nenhum comentário ainda.


Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)