Biometria causa atrasos em Fontoura Xavier e Mormaço

Filas foram registradas nos dois municípios

Por Redação em 05/10/2014

   

(Foto: G1)
Biometria causa atrasos em Fontoura Xavier e Mormaço

Eleitores dos municípios de Fontoura Xavier e Mormaço, na 54ª Zona Eleitoral, enfrentaram dificuldades para a votação biométrica. O novo método utilizado causou atrasos e filas foram registradas em ambos os municípios, contudo não afetou o processo de votação.

De acordo com a Juíza Eleitoral, Maira Grinblat, por ser um sistema novo, a biometria acabou gerando uma certa dificuldade. "Essa nova tecnologia exige a coleta individual da impressão digital, mas é uma medida que visa a segurança, dando uma maior transparência para o processo", pontuou.

Os eleitores têm direito a oito tentativas para os equipamentos de leitura biométrica acoplados às urnas reconhecerem suas impressões digitais. Segundo a assessoria do TSE, caso mesmo assim o dispositivo não identifique o eleitor, ficará valendo a identificação tradicional por meio de documento oficial com foto.

Ainda conforme a Juíza, essa dificuldade não foi exclusiva na 54ª ZE, mas sim em vários outros lugares do país, que adotaram a votação biométrica. Além de Fontoura Xavier e Mormaço, Ibirapuitã e São José do Herval também estão tendo votação por biometria, totalizando 15.187 eleitores.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade