APPESOL apresenta nova equipe técnica do APL Pedras, Gemas e Joias

Novo Gestor e Auxiliar Técnica foram apresentados durante Assembleia Geral da Entidade

Por Redação em 19/11/2014

   

(Foto: Mauricio Orsolin / ClicSoledade)
APPESOL apresenta nova equipe técnica do APL Pedras, Gemas e Joias

Na noite de quinta-feira, 13/11, a Associação dos Pequenos Pedristas de Soledade - APPESOL - realizou Assembleia Geral para apresentar a nova equipe técnica do Arranjo Produtivo Local de Pedras, Gemas e Joias, bem como o plano de trabalho até dezembro de 2015.

A APPESOL, entidade gestora do APL, apresentou na oportunidade Edivaldo Santos, que até então atuava como técnico ambiental da Associação, como novo Gestor do Arranjo Produtivo Local, e Mariane Ortiz Lucas, auxiliar técnica. Além destes, Érico Batista atuará como gestor ambiental.

De acordo com Luiz França, presidente da APPESOL, a assinatura do convênio do APL com o Governo do Estado aconteceu no dia 24/10, e após isso, realizado um processo de seleção dos nomes que iriam compor a equipe técnica do Arranjo. “A escolha dos nomes foi feita da forma mais transparente e profissional possível, passando por diversas etapas, até chegarmos ao nome da Mariane e a indicação do Edivaldo. A partir de agora vamos trabalhar junto ao Governo do Estado buscando somar e trazer benefícios para os associados da APPESOL”, pontuou. Além da presidência da APPESOL, Luiz França passa a coordenar a Governança.

Conforme o novo Gestor, o trabalho nos próximos meses terá como objetivo principal a construção de um plano de desenvolvimento e uma agenda de ações coletivas. “Nossa gestão será marcada pelo apoio às ações da Governança para promover o desenvolvimento sustentável das empresas do APL, apoiando-as por intermédio de projetos, ações de qualificação de mão-de-obra e de produtos, bem como a articulação para acesso a mercados e gestão ambiental, buscando a legalização dos associados”, sinalizou.

Na oportunidade, a nova equipe técnica do APL apresentou o plano de trabalho até dezembro de 2015. Conforme Edivaldo Santos, o valor do convênio com o Governo do Estado é de R$ 274.568,00. “Vamos utilizar este valor para a manutenção do Arranjo Produtivo Local, com assessoria técnica contábil, honorários, deslocamentos, hospedagem, alimentação, material de expediente, bem como apoiar e qualificar as empresas associadas à APPESOL, na participação em feiras, realização de cursos, seminários e eventos, e ainda construir um site do APL”, citou.

APL Pedras, Gemas e Joias

O APL Pedras, Gemas e Joias tem como cidade polo Soledade, situada na região do Alto da Serra do Botucaraí. A estimativa é de que existam mais 180 empresas de diferentes portes instaladas no município atuando no setor de Gemas e Joias. O Arranjo abrange 38 municípios do Corede Botucaraí, Região de Ametista do Sul e Salto do Jacuí.

Em virtude disso, a cidade se firmou como polo na industrialização, comercialização e exportação de pedras preciosas, embora em uma escala menor, o APL também atua na extração de pedras preciosas e lapidação, bem como pequenos artesanatos e joias folheadas.

A consolidação como polo estadual também está relacionada ao fato de mais de 70% das empresas estarem associadas ao Sindipedras e a APPESOL, constituída por empresas beneficiadoras de ágatas que se caracterizem como empresas que prestam serviços terceirizados como serra, lixamento, tingimento e polimento para grandes empresas do setor.

No âmbito do APL, um dos desafios é a ampliação da competitividade das empresas e do aumento da produtividade, diante de um cenário de mudanças, de transformações nas relações econômicas tanto de mercado interno, como mundial. Outros desafios estão relacionados às questões ambientais, como a legalização das empresas associadas à APPESOL nos órgãos ambientais competentes, visando a obtenção das licenças ambientais. E também a gestão dos efluentes e resíduos oriundos do beneficiamento.

Entidades que compõem a Governança do APL

Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Joias do RS, Universidade de Passo Fundo Campus Soledade, Universidade Federal do RS, Sindipedras, APPESOL, Prefeitura de Soledade, Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo de Soledade, Associação Comercial, Industrial e Serviços de Soledade, Associação Pró-Desenvolvimento de Soledade, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Soledade, SENAI AEP Soledade, SEBRAE, Regional Vale do Taquari e Corede Alto da Serra do Botucaraí.

DSC_1860

DSC_1864

DSC_1873

DSC_1875

DSC_1901

DSC_1903

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade