Empresas da região recebem visita de membros do APL de Pedras, Gemas e Joias

O gestor, Edivaldo S. Santos, e o técnico ambiental, Érico Batista, estiveram em Espumoso, Campos Borges e Salto do Jacuí

Por Lucas Bicudo em 20/11/2014

   

(Foto: Divulgação)
Empresas da região recebem visita de membros do APL de Pedras, Gemas e Joias

O gestor do APL de Pedras, Gemas e Joias, Edivaldo S. Santos, juntamente com o técnico ambiental, Érico Batista, estiveram na segunda-feira, 17/11, em Espumoso, Campos Borges e Salto do Jacuí. Em visita a algumas empresas, foram apresentadas as ações que pretendem ser desenvolvidas com o setor pedrista, bem como repassadas algumas orientações.

Conforme destaca Edivaldo, se explanou sobre a importância que o APL tem na cooperação entre as empresas, seja ela pequena, média ou grande. “Mostramos que valorizamos a cooperação, o aprendizado coletivo, o conhecimento e a capacidade inovadora de cada estabelecimento. Da mesma forma, trabalhamos para que aumentem sua competitividade sustentável, fortalecendo os mecanismos de governança”, ponderou.

O gestor salientou que durante as visitas, muitos empresários relataram não ter ouvido falar sobre o APL ou até mesmo que tinham conhecimento sobre alguma ação que já havia sido desenvolvida. “Deste modo, pedimos que todos começassem a participar dos cursos, seminários e feiras que iremos promover a partir de agora, pois nestas atividades sempre abordamos assuntos que são de interesse do segmento”, aduziu.

visita-apl-3

Érico Batista aproveitou para verificar como estão as questões ambientais das empresas, entre eles, como procedem com a destinação dos resíduos e efluentes. “Foram passadas orientações especificas para cada empresário. Por exemplo, para aqueles que trabalham com tingimento, apresentei o projeto de uma estação de tratamento de efluentes”, citou.

O técnico ambiental também explanou sobre a importância de se ter caixas separadoras de água e óleo, com reciclo de efluentes. Também foi comentado sobre possíveis melhoramentos nas máquinas utilizadas para o corte das pedras, bem como na viabilidade da substituição do óleio diesel.

visita-apl-5

Por fim, Edivaldo e Érico estiveram no Departamento de Meio Ambiente de Salto do Jacuí, onde foram recebidos pela assessora Cleonice Antônia Moro Fredi. Na oportunidade, foi demonstrado o interesse de ajudar e prestar suporte para as empresas do setor pedrista do município. “Ela agradeceu nossa visita e disse que está disposta a colaborar conosco no que for necessário, para oportunizar que o segmento cresça economicamente, socialmente e ambientalmente”, concluiu o gestor do APL de Pedras, Gemas e Joias.

As empresas visitadas pelos técnicos foram: em Espumoso, Mess Pedras Preciosas LTDA; em Campos Borges, Cristiano e Elizandro Mineração, Indústria e Comércio de Pedras LTDA-ME e Ladimir Sbruzzi; e em Salto do Jacuí, Gilmar Lopes de Souza, Gilberto Barbosa Kaciava, Ricardionis Marion dos Santos, Deonir Martinho, Rodrigo O. de Brandão Lapidação, Valdomiro Gamst Robinson e Gildo de Oliveira Brandão.

visita-apl-1

visita-apl-2

visita-apl-4

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade