Integrantes do APL e APPESOL visitam Ametista do Sul

Objetivo da viagem foi para estreitar as relações com as lideranças do setor pedrista daquele município

Por Lucas Bicudo em 02/12/2014

   

(Foto: Divulgação / APL Pedras, Gemas e Joias)
Integrantes do APL e APPESOL visitam Ametista do Sul

Representantes do APL de Pedras, Gemas e Joias e da Associação dos Pequenos Pedristas de Soledade (APPESOL) estiveram na segunda-feira, 24/11, em Ametista do Sul. O objetivo da viagem foi estreitar as relações com as lideranças do setor pedrista daquele município, bem como conhecer melhor como se dá o processo de extração dos minerais nos garimpos.

A comitiva, formada pelo gestor do APL, Edivaldo S. Santos, pela auxiliar técnica, Mariane Ortiz, e pelos integrantes da APPESOL, Leonel Gonçalves e Marlei Bueno, estiveram inicialmente na Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai). Lá foram recebidos pelo presidente e fundador da entidade, Izaldir Antonio Sganzerla, ocasião em que falaram sobre a extração de pedras ametistas, ágatas, calcita, zeolita, gipsita e quartzo.

Também foi comentado sobre a destinação dos rejeitos para fabrico de artefatos para a construção civil. Edivaldo S. Santos explanou que a intenção é fortalecer esta cooperação entre o APL e as entidades. “Nosso intuito é produzir projetos que venham contemplar as empresas do setor”, ponderou.

viagem-apl-1

A Coogamai é a primeira cooperativa de garimpeiros do Brasil, e possui 500 garimpos cadastrados, destes, 200 estão em atividades, onde a maioria estão concentrados em Ametista do Sul e Planalto. A entidade abrange as cidades de Ametista do Sul, Planalto, Cristal do Sul, Rodeio Bonito, Frederico Westphalen, Iraí, Trindade do Sul e Gramado dos Loureiros, localizadas no noroeste do Estado.

Durante a estadia em Ametista do Sul, o grupo fez visitas a empresas locais, quando foi levado a conhecimento dos empresários a adequada forma de armazenagem de resíduos sólidos e líquidos. Também estiveram na Mina, nos garimpos em atividades, no Museu das Pedras, Shopping das Pedras Rede Amethiste e a Paróquia São Gabriel. O gestor do APL aproveitou a oportunidade para coletar materiais de resíduos sólidos para realização de experimentos.

Ao avaliar o resultado da viagem, Edivaldo S. Santos considera que este contato mantido com as lideranças e empresários do setor pedrista de Ametista do Sul proporcionou aproximar as entidades. “Aumentamos os vínculos para que possamos manter um trabalho de qualidade. Da mesma forma, agregou e ampliou mais os conhecimentos da equipe do APL”, concluiu.

viagem-apl-2

viagem-apl-3

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade