Resultados do projeto Simbiose Industrial são apresentados

APL de Pedras, Gemas e Joias é um dos 5 Arranjos Produtivos do Estado que integraram a iniciativa executava pela AGDI

Por Josias Bervanger em 10/12/2014

   

(Foto: Luiz Otávio Rodrigues/AGDI)
Resultados do projeto Simbiose Industrial são apresentados

Durante o evento Sustentabilidade Ambiental na Política Industrial, realizado na terça-feira, 9/12, em Porto Alegre, foram apresentados os resultados do projeto Simbiose Industrial, executado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI). A iniciativa foi implantada de forma piloto em cinco Arranjos Produtivos Locais, entre eles, o de Pedras, Gemas e Joias do Alto da Serra do Botucaraí, que esteve representado no encontro pela auxiliar técnica, Mariane Ortiz Lucas.

“Com o projeto Simbiose Industrial, o que é lixo para uma empresa pode ser matéria-prima para outra. Com isso, são gerados negócios e ainda se contribui com a preservação dos bens naturais. Os cinco Arranjos Produtivos Locais que estão dentro desse projeto já estão integrados à dinâmica do Plano Nacional dos Resíduos Sólidos federal. Ou seja, estão mais adiantados nesse processo que a grande maioria dos municípios brasileiros”, afirma o diretor de Produção e Inovação da AGDI, Sérgio Kapron.

A engenheira química e coordenadora do projeto Simbiose do Centro Nacional de Tecnologia Limpas do Senai, Joseane Oliveira, apresentou o software que administra dados da execução do projeto Simbiose junto aos APLs. Na interface, por meio de sistemas de georreferenciamento, há dados como os resíduos ofertados e procurados pelas empresas, estabelecendo uma plataforma de negócios.

apl-gemas

Além disso, a ferramenta serve para auxiliar municípios, empresários e universidades a terem um cenário amplo e detalhado dos resíduos gerados, podendo acompanhar seu ciclo, oportunizando uma base de dados para governos e outras instituições avançarem no desenvolvimento sustentável.

Os cinco APLs que estão dentro do projeto Simbiose Industrial são Pedras, Gemas e Joias da Serra do Botucaraí, Metalmecânico Pós-Colheita do Noroeste Colonial, Metalmecânico e Automotivo da Serra, Polo de Moda da Serra e Moveleiro da Serra. Foram executados R$ 912 mil na implementação dessa política.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade