Dirigentes solicitam construção de Estação de Tratamento de Efluentes em Soledade

O pedido foi feito por representantes do APL de Pedras, Gemas e Joias e APPESOL ao deputado federal Giovani Cherini

Por Lucas Bicudo em 19/02/2015

   

(Foto: Lucas Bicudo / ClicSoledade)
Dirigentes solicitam construção de Estação de Tratamento de Efluentes em Soledade

Representantes do APL de Pedras, Gemas e Joias e da diretoria da Associação de Pequenos Pedristas de Soledade (APPESOL) mantiveram encontro com o deputado federal Giovani Cherini. Na oportunidade, expuseram ao parlamentar a vontade de viabilizar a construção de uma Estação de Tratamento e Recebimento Efluentes, local este que também abrigaria a sede APPESOL.

De acordo com o gestor do APL, Edivaldo S. Santos, já existe um projeto pronto, onde, conforme orçamento, o investimento estaria estimado em R$ 500 mil. “Além de receber, acondicionar e tratar os resíduos sólidos e os efluentes provenientes do tingimento das pedras, nosso objetivo também seria centralizar em Soledade o atendimento a outros municípios, como Ametista do Sul, Espumoso, Campos Borges, Salto do Jacuí, Putinga, Nova Bréscia, entre outros”, ponderou.

Luiz Carlos França, presidente da APPESOL, afirmou que neste mesmo local, também seria reservado um espaço para servir como sede da entidade. “Ali os associados se reuniriam para se articular e fortalecer como um segmento que precisa ter suas reivindicações atendidas. Da mesma forma, assegurar o desenvolvimento dos pequenos pedristas”, complementou.

Para concretização deste projeto, os dirigentes pensaram em direcionar este pedido para o Ministério de Minas e Energia, ou então ao Ministério do Meio Ambiente, garantindo assim rubrica para execução da obra.

O deputado Giovani Cherini se comprometeu em tentar viabilizar esta reivindicação. “Vamos trabalhar em Brasília para que este anseio do setor seja atendido, porém tenho que ser franco ao dizer que projetos deste cunho não são comuns dentro das rubricas dos Ministérios”, aduziu.

A reunião, que aconteceu no dia 6/2, na sede da APPESOL, teve a presença de Edivaldo S. Santos, Mariane Ortiz, representantes do APL de Pedras, Gemas e Joias; e Luiz França, Leonel Gonçalves, Marlei Bueno, Evandro Junior Malaquias, pela Associação dos Pequenos Pedristas de Soledade.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade