Entidades de Ametista do Sul conhecem trabalho do APL de Pedras, Gemas e Joias

O encontro teve como objetivo estreitar e fortalecer as ações e parcerias entre as entidades que representam o setor

Por Lucas Bicudo em 20/02/2015

   

(Foto: Divulgação APL)
Entidades de Ametista do Sul conhecem trabalho do APL de Pedras, Gemas e Joias

Buscando estreitar e fortalecer as ações executadas pelo APL de Pedras, Gemas e Joias, foi realizada no dia 12/2, em Ametista do Sul, uma reunião com representantes de entidades ligadas ao setor e poder público. O encontro aconteceu na sede da Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai), ocasião em que também houve a apresentação do APL Agroindústria Familiar e Diversidade do Médio Alto Uruguai.

Um dos assuntos colocados em pauta foi a criação de uma equipe técnica para dar suporte as empresas do setor. “A Coogamai já possui um Engenheiro de Minas e uma Bióloga que prestam trabalhos aos garimpos associados e nós do APL dispomos dos serviços de um Técnico Ambiental. Desde modo, este grupo seria formalmente formado para que todos os municípios que integram o Arranjo Produtivo Local pudessem dispor destes profissionais”, explicou Edivaldo S. Santos.

Na ocasião, também foi realizada a apresentação formal do APL de Pedras, Gemas e Joias, onde o gestor Edivaldo elencou sobre os trabalhos realizados pela entidade. “Recentemente colocamos no ar o site, onde as empresas podem participar e divulgar seus produtos por meio de fotos e contato”, informou.

reuniao-ametista-1

Edivaldo afirmou que o APL é um instrumento de desenvolvimento das empresas associadas. Com base nisto, já ficou pré-estabelecido que vai ser buscado a oferta de cursos de qualificação. “Foi nos passado a necessidade de cursos nas áreas de segurança do trabalho, mineração e joalheria. Vamos trabalhar e tentar oportunizar esta formação”, ponderou.

O gestor também fez o convite aos empresários que desejarem participar da Feira Mulher Brasil, que vai acontecer de 9 a 12 de abril, em Blumenau-SC. Foi adquirido um estando em nome do APL de Pedras, Gemas e Joias, onde neste espaço os associados poderão expor seus produtos coletivamente.

O presidente da Coogamai, Izaldir Sganzerla, fez uma solicitação ao gestor do Arranjo Produtivo Local para que faça o intermédio para construção da sede própria da Cooperativa. “Nós já possuímos o terreno, o que nos faltaria seria apenas o recurso para edificação do prédio”, salientou.

Edivaldo S. Santos afirmou que irá encaminhar o pedido para a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI). “Existe um Fundo especifico para os APLs do Estado, portanto, vamos tentar usar deste meio para poder auxiliar os associados da Coogamai”, aduziu.

APL Pedras Gemas e Joias, com o intuito de colaborar para o desenvolvimento das empresas associadas ao Arranjo Produtivo Local. Desta maneira, foi criado o Site do APL, o qual conta com o apoio das empresas, para que estas participem, encaminhando características e fotos para complementar o mesmo, para isso Edivaldo fez a entrega de fichas a serem preenchidas com as informações solicitadas das empresas interessadas.

Ao final da reunião, os membros do APL Agroindústria Familiar e Diversidade do Médio Alto Uruguai também fizeram sua apresentação, e colocaram-se a disposição para futuras parcerias com o setor.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade