Secretário de Transportes Pedro Westphalen participa de reunião da AVASB

O encontro, que foi realizado em conjunto com a AMASBI, aconteceu na sexta-feira, 20/2, em Mormaço

Por Lucas Bicudo em 23/02/2015

   

(Foto: Lucas Bicudo / ClicSoledade)
Secretário de Transportes Pedro Westphalen participa de reunião da AVASB

Lideranças dos municípios que compõe a região participaram na última sexta-feira, 20/2, em Mormaço, da reunião promovida pela Associação das Câmaras de Vereadores do Alto da Serra do Botucaraí (AVASB). O encontro, que aconteceu no pavilhão da Comunidade Evangélica, foi realizado em conjunto com a Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí (AMASBI), e contou com a presença do Secretário de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen.

O presidente da AVASB, Edson Schroeder, destacou a importância do evento, uma vez que as lideranças puderam expor suas demandas e obter um posicionamento por parte do Governo do Estado. “Considero que tivemos uma proveitosa reunião, pois o secretário Pedro Westphalen acolheu as nossas reivindicações, reconheceu os problemas apontados e já nos deu algumas boas notícias”, aduziu.

Paulo Ricardo Cattaneo, prefeito de Soledade e presidente da AMASBI, disse que os pedidos apresentados ao Secretário de Transportes são necessidades urgentes. “Soubemos da dificuldade financeira que o Estado passa, mas as reivindicações apresentadas são urgentes e necessárias. Esperamos que nossa região seja contemplada com as ações que foram apontadas neste documento que lhe entregamos”, disse.

reuniao-avasb-1

O oficio passado às mãos de Pedro Westphalen foi em nome da AMASBI, ao qual continha demandas da região, especialmente no que tange a rodovias estaduais. Do mesmo modo, foram apontados alguns pedidos de competência da União, para que o Secretário pudesse ser um defensor e porta-voz junto ao Governo Federal destas necessidades (confira na íntegra o documento Ofício AMASBI).

Após ouvir todas as reivindicações dos prefeitos e lideranças regionais presentes, o Secretário Estadual de Transportes e Mobilidade fez considerações acerca dos pedidos. “Primeiramente parabenizo pela elaboração do documento, que está muito bem organizado. Tenho a dizer que movimentos políticos são extremamente importantes e que ele inicia com esta reunião e deve ter prosseguimento”, aduziu.

Westphalen lembrou que o Rio Grande do Sul está com uma situação econômica difícil. “Estamos com R$ 5,4 bilhões de déficit e para poder enfrentar este momento, o governador Sartori solicitou que economizássemos e que fossem priorizadas ações. Neste ano, nós só poderemos fazer a manutenção destas rodovias por meio de reparos, conhecidos também como tapa-buracos”, informou.

reuniao-avasb-2

Nesta frente de trabalho, segundo o Secretário, incluem-se a RSC 471, entre Soledade e Barros Cassal, e os 15Km que faltam ser concluídos na RS 223, entre Victor Graeff e Tio Hugo. “Estas obras já devem ter início na segunda-feira (23), e podemos assegurar que exigiremos serviços de qualidade por parte da empresa que irá executar”, confirmou.

Pedro Westphalen lamentou não poder atender as demais reinvindicações em razão da situação econômica do Estado. “Não vamos dar início a nenhuma obra se não tivermos dinheiro para quitá-la. Portanto, não vou criar expectativa com os senhores pois seria de uma irresponsabilidade enorme. Assim que recuperarmos o Estado desta crise, vamos arrumar instrumentos necessários para fazê-los”, garantiu.

Por fim, o Secretário salientou que a proposta de manter convênios com os municípios para construção de vias com poliédricos é viável e que deverá ser fortalecida. Da mesma maneira, Pedro Westphalen pediu que as lideranças da região analisem novamente os pedidos expostos no documento e que sejam priorizadas as ações. “E não deixem de manter contato e nos cobrar sobre as necessidades de seus municípios”, concluiu.

Ainda durante a reunião, os representantes do Território da Cidadania Vale do Rio Pardo fizeram exposição dos trabalhos desenvolvidos, ao qual pertencem os municípios da região. Igualmente, foi apresentada a Rota Turística do Alto da Serra do Botucaraí e avaliada a proposta do secretário Fábio de Oliveira Branco sobre a interiorização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, ação esta que iniciaria pela região.

reuniao-avasb-4

reuniao-avasb-3

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade