Representantes do APL de Pedras, Gemas e Joias buscam alternativas para setor

Edivaldo S. Santos e Érico Batista estiveram na empresa Hydroquímica para conhecer o processo de tratamento de efluentes realizado por eles

Por Lucas Bicudo em 25/02/2015

   

(Foto: Divulgação APL)
Representantes do APL de Pedras, Gemas e Joias buscam alternativas para setor

O gestor do APL de Pedras, Gemas e Joias, Edivaldo S. Santos, e o técnico ambiental, Érico Batista, estiveram em Guaporé visitando a empresa Hydroquímica, que realiza o tratamento de efluentes provenientes do banho de joias. A viagem aconteceu no dia 10 de fevereiro, ocasião em que foi repassado os detalhes de como é feito o processo de tratabilidade.

Conforme Edivaldo, o objetivo foi conhecer a estrutura e capacidade da empresa, bem como fazer o levantamento de custos do metro cúbico e o valor do frete para formação de parcerias futuras. “Como nosso contrato com a Estação de Tratamento do Senai encerra na metade deste ano, já estamos vendo quem pode nos atender e receber os efluentes provenientes do processo de tingimento de pedras”, explicou.

De acordo com o gestor, esta nova parceria não seria somente para atender as empresas de Soledade, como também de Espumoso e Salto do Jacuí.

visita-guapore-1

Edivaldo afirma que o empresário mostrou interesse em realizar o recolhimento dos efluentes. Outro fator positivo, segundo o gestor, é que a Hydroquimica disponibiliza certificados de tratabilidade, NTR e transporte do efluente. “A empresa possui caminhão-tanque devidamente licenciado e capacitado para o recolhimento, bem como as devidas licenças junto à Fepam, Polícia Federal, Exército, Alvará de Funcionamento e Anotação de Função Técnica”, disse.

Os representantes do APL de Pedras, Gemas e Joias retornaram satisfeitos com o que presenciaram, porém os encaminhamentos quanto a este assunto serão discutidos posteriormente, em conjunto com os empresários do setor.

visita-guapore-2

Buscando resolver assuntos como renovação de licenciamentos, Distrito Industrial, Estação de Tratamento de Efluentes e notificações entregues aos pedristas, Edivaldo e Érico também estiveram no dia 29/1, na Fepam, em Porto Alegre. Eles objetivavam uma reunião com os diretores da Fundação, porém em virtude do período de férias, não foi possível.

Recebidos por técnicos do Serviço de Licenciamento e Monitoramento de Indústrias (SELMI) e da Divisão de Controle da Poluição Industrial (Dicopi), ficou acordado uma nova reunião assim que os responsáveis pudessem atendê-los.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade