Soledadenses representam o Brasil em três festivais internacionais

Elisa Volante Borges e Cesar Augusto Sonda da Silva embarcam no dia 23/5 rumo a Costa Rica, Guatemala e Honduras, onde ficam até o dia 20/6

Por Lucas Bicudo em 15/05/2015

   

(Foto: Arquivo Pessoal)
Soledadenses representam o Brasil em três festivais internacionais

O casal Elisa Volante Borges e Cesar Augusto Sonda da Silva vão representar o Brasil em três festivais internacionais. Os soledadenses, que embarcam no próximo sábado, 23/5, terão como destino a Costa Rica, Guatemala e Honduras, onde até o dia 20 de junho, irão demonstrar as danças tradicionais do Rio Grande do Sul e o samba.

O primeiro compromisso dos dançarinos é no V Festival de Folclore Mundial “Danza Patrimonial em Pareja”, que ocorre entre os dias 23 e 31 de maio. Na sequência, eles viajam até a Guatemala, onde ficam até o dia 10 de junho para participar do II Festival Internacional de Danças Tradicionais de Par. Por fim, Elisa e Cesar desembarcam em Honduras no II Festival de Folclore Mundial “Danzpare”.

De acordo com o casal, estes eventos vão reunir o povo de seus países em diferentes cidades. “Um grande público deve se formar, que juntamente com os artistas aficionados de todo mundo, vão contemplar os objetivos fundamentais da difusão da cultura tradicional mundial dos povos, com base na divulgação das formas de expressão, como a dança e a música de cada país”, ponderou.

festival-elisa-cesar-1

Na passagem pelos países, Elisa e Cesar também deverão explicar e demonstrar aos estudantes três jogos referentes ou criados no Brasil. Da mesma forma, em cada cidade em que estiverem os dançarinos deverão ensinar uma dança típica.

Devido aos custos para viagem serem elevados, os dançarinos estão aceitando patrocínios de quem queira se dispor a ajudar. “Temos que levar em torno de 60 presentes referentes ao Brasil para entregar as autoridades, entre elas, o Ministro da Cultura de cada país, além das lembranças que trocamos entre os dançarinos”, informou Elisa.

festival-elisa-cesar-2

Cesar observa que os promotores dos festivais oferecem apenas a hospedagem e alimentação, sendo que a passagem de ida e volta é por conta dos participantes. “Desta maneira solicitamos a sociedade soledadense que nos dê um apoio, pois além de representarmos o Brasil e Soledade, somos os únicos que levamos a bandeira brasileira”, concluíram.

Ao todo, serão 15 pares de dançarinos de cada país participantes dos festivais, e os eventos tem apoio do Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais (CIOFF), tendo como colaborador oficial a UNESCO.

festival-elisa-cesar--3

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade