Campanha da Coagrisol recolhe mais de 75 mil embalagens de agrotóxicos

Número representa um aumento de 15% em relação ao ano passado

Por Redação em 03/06/2015

   

(Foto: Divulgação / Coagrisol)
Campanha da Coagrisol recolhe mais de 75 mil embalagens de agrotóxicos

Implantado na Coagrisol, em 1998, o Programa Reciclar veio promover a necessidade de uma consciência coletiva e permanente de reciclar papéis, papelões e materiais que podem ser destinados a outro fim, preservando e beneficiando o meio ambiente. Hoje todo esse material coletado é vendido e o resultado financeiro é destinado à CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e, é utilizado para compra de equipamentos de proteção individual, uniformes e outras melhorias no ambiente de trabalho.

Analisando a atualidade, o Programa Reciclar expandiu a área de atuação dando uma atenção à sociedade rural, através do recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos.

O objetivo desse programa é levar ao conhecimento e mobilizar o maior número de pessoas da sociedade para a importância da preservação da saúde dos brasileiros e da proteção ambiental, através do recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos utilizados nas propriedades rurais, não só de associados da Coagrisol,- mas de toda a comunidade em geral que utiliza os defensivos agrícolas-, os quais são chamados a dar o destino correto a essas embalagens observando um calendário anual que determina, pelo menos em dois meses de recolhimento do lixo tóxico em comunidades onde a Coagrisol mantém unidades de atendimento.

A etapa desse ano teve dois momentos; o primeiro ocorreu ao longo do mês de janeiro quando foram coletadas mais de 30 mil unidades de embalagens vazias de agrotóxicos que estavam armazenadas em galpões das propriedades rurais. Já na campanha de maio foram arrecadadas mais de 45 mil embalagens vazias, dentre elas 1.307 baldes de 20 litros, 6.300 baldes de 5 litros,
4.500 baldes de 1 litro, embalagens de caixas de papelão, tampas e embalagens de envelopes vazios.

O total de 75 mil embalagens recolhidas nesse ano representa um aumento de 15% em relação ao ano passado, em igual período, graças a uma consciência cada vez maior dos agricultores e a mobilização dos voluntários e funcionários da Coagrisol, o que beneficiou mais de 5 mil associados.

A campanha foi centralizada em 14 cidades-sede com abrangência em mais 18 municípios, totalizando 32 comunidades que livrarem-se do lixo tóxico de suas propriedades rurais.

-Estamos encerrando este primeiro semestre com um saldo positivo, e que podemos comemorar pela quantidade de embalagens que recebemos, avalia o gerente regional da Região 01, Leandro Martins Senger, cuja a unidade é a responsável por armazenar os resíduos da campanha e, posteriormente enviá-los para a reciclagem.

Este ano um grupo de voluntários se somaram aos colaboradores da Coagrisol para receber as embalagens, numa campanha que faz parte do Dia C, cujo encerramento se deu nos dias 28,29 e 30 na cidade de Soledade. Um novo calendário para a próxima campanha já está em elaboração.

DSC_1755

DSC_1781

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade