Secretário Estadual da Agricultura participa de reunião da AVASB

Ernani Polo falou sobre os programas que são disponibilizados por sua secretaria aos agricultores gaúchos

Por Lucas Bicudo em 29/06/2015

   

(Foto: Lucas Bicudo / ClicSoledade)
Secretário Estadual da Agricultura participa de reunião da AVASB

O secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, participou na sexta-feira, 26/6, em Barros Cassal, da reunião ordinária da Associação das Câmaras de Vereadores do Alto da Serra do Botucaraí (AVASB). Na ocasião, o representante do governo falou sobre os programas que são disponibilizados por sua pasta. O encontro também marcou oficialmente o ingresso do legislativo de Gramado Xavier para a entidade.

Inicialmente, Polo lembrou que devido ao contingenciamento de despesas, que foi de 30%, houveram algumas dificuldades na implantação de alguns programas. “Mas estamos trabalhando para que as ações cheguem ao homem do campo. Do orçamento geral do Estado, a Secretaria da Agricultura ocupa 0,7%, e deste montante, 90% do dinheiro vai para pagamento de pessoal, que totaliza 1834 funcionários”, observou.

Uma das atividades que deve ser incentivada é a bacia leiteira. “Hoje são 120 mil famílias produtoras de leite no Estado, e esta região, particularmente, é uma das melhores para esta atividade, inclusive, com potencialidade para aumentar. Segundo dados, 40% da produção fica em solo gaúchos e os outros 60% tem que ser exportado”, ponderou.

avasb-1

Ao citar os programas em desenvolvimento, Ernani Polo falou do Mais Água, Mais Renda. “Esta é uma iniciativa que damos continuidade do governo anterior e que tem como propósito oportunizar que os agricultores armazenem água da chuva para que nos momentos de seca, possa usá-la”, explicou. Com foco no melhoramento genético, o programa Dissemina igualmente foi lembrado pelo Secretário.

Polo ressaltou que está em fase de implementação o Programa de Gestão do Solo e Água. “Será uma ação de Estado, de caráter permanente e que garanta um novo cenário para as novas gerações, fazendo um trabalho focado na importância do cuidado com o solo e a água, visando o aumento da produção de alimentos e preservação do meio ambiente”, explicou.

avasb-2

Por fim, o secretário lembrou que recentemente foi detectado no município de Rolante a doença do Mormo, que atinge os equinos. “Pelos próximos seis meses, ou seja, até 4/12, todo evento que reúna animais a ser realizado no Rio Grande do Sul é obrigatório apresentação do exame. Estas medidas são necessárias para que conseguimos novamente livrar-se dessa doença”, enfatizou. Ele lembra que o Mormo também acomete os humanos, com a bactéria atingindo o pulmão e leva a óbito 90% das pessoas diagnosticadas.

De acordo com o presidente Edson Schroeder, a presença de Ernani Polo foi produtiva, “uma vez que pudemos ouvir do Secretário informações sobre as iniciativas que atendem ao produtor rural, já que nossa região é composta por municípios essencialmente agrícolas. Acredito que as lideranças presentes puderam obter notícias relevantes”, aduziu.

Outro destaque feito por Schroeder foi em relação ao ingresso de mais uma Câmara de Vereadores para a AVASB. “Estamos felizes em poder estar juntando forças e é com felicidade que recebemos os colegas de Gramado Xavier. Queremos continuar com este trabalho de fazer mais municípios integrarem-se a nós”, ponderou.

avasb-3

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade