Setor pedrista deve integrar Comitê de Planejamento de Mineração (Comergs)

Órgão será subordinado a Secretaria Estadual de Minas e Energia e assunto foi tratado com lideranças do setor

Por Lucas Bicudo em 24/09/2015

   

(Foto: Divulgação)
Setor pedrista deve integrar Comitê de Planejamento de Mineração (Comergs)

Representantes de entidades ligadas ao setor pedrista se reuniram com o secretário de Minas e Energia do Estado, Lucas Redecker, na terça-feira, 22/9, em Porto Alegre. Na ocasião, foi tratado sobre a criação do Comitê de Planejamento de Mineração (Comergs), que abrangerá todos os segmentos de extração de minas do Rio Grande do Sul.

O presidente do Sindipedras, Sadi Bagatini, disse ser importante esta iniciativa, uma vez que atualmente nenhuma Secretaria de Estado cuida do setor. “É preciso que a cadeia produtiva da pedra seja vista com outros olhos e que receba a atenção dos governos. Atualmente, Soledade é responsável por mais de 80% da exportação deste produto”, aduziu.

As lideranças entregaram ao secretário Lucas Redecker um documento contendo todo o histórico do setor, abrangendo desde a extração até o produto final. Também foi repassado números relativos ao volume de exportação e exposto as dificuldades e demandas do setor.

audiencia-redecker

Segundo Edivaldo S. Santos, gestor do APL de Pedras, Gemas e Joias, o Comitê vai congregar as principais entidades ligadas ao setor. “Hoje nós temos o Sindipedras, a Coogamai, em Ametista do Sul, e a Cooperagata, de Salto do Jacuí. O grupo também será composto por técnicos da Secretaria de Minas e Energia e da Secretaria do Desenvolvimento”, explicou.

O secretário Lucas Redecker disse que reuniões mensais deverão ocorrer para que as pautas do setor sejam discutidas. “O Comergs será subordinado a nossa Secretaria e aguarda apenas a assinatura do decreto por parte do governador Sartori. O Comitê vai congregar todas as áreas de extração de minas do RS, ou seja, desde pedras até a extração de areia”, informou.

A presidente da Appesol, Marlei Oliveira Bueno, e a secretária executiva do Sindipedras, Jaqueline Malmann também estiveram acompanhando a reunião na Secretaria de Minas e Energia do Estado.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade