Audiência Pública do COREDE apresenta situação dos municípios

Situação atual dos municípios da região

Por Bruno Quevedo em 25/09/2009

   

nao. (Foto: Bruno Quevedo)
Audiência Pública do COREDE apresenta situação dos municípios

Na tarde de sexta-feira, dia 25 de setembro, aconteceu a Audiência Pública do COREDE, no Salão Azul da Prefeitura Municipal, onde foi apresentada a situação atual dos municípios da região do Alto da Serra do Botucaraí (Alto Alegre, Barros Cassal, Campos Borges, Espumoso, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Ibirapuitã, Itapuca, Jacuizinho, Lagoão, Mormaço, Nicolau Vergueiro, São José do Herval, Soledade, Tio Hugo e Victor Graeff).

Os dados foram coletados pelas equipes locais e nas reuniões realizadas nos municípios. O encontro é parte integrante do Plano de Desenvolvimento Estratégico Regional - PED. Estiveram presentes prefeitos de municípios, vereadores, lideranças sindicais e municipais.

A Audiência foi presidida pelo Prefeito de Tio Hugo e Secretário do COREDE, Verno Aldair Müller e contou com os discursos do Diretor da UPF - Campus Soledade, Idioney Oliveira Vieira e do Prefeito Municipal de Soledade, Gelson Cainelli, que ressaltou a importância da Audiência: “esse é um momento de estudos dos índices técnicos da região, onde a sociedade como um todo deve ter em mãos esse documento de grande importância”.

Alguns dos aspectos analisados

Foram analisados dados de território e infraestrutura, onde a maioria dos municípios tem um solo fértil e base econômica agrícola, queda do PIB, problemas relacionados à saída dos jovens da sua cidade, falta de energia elétrica no interior de alguns municípios, aspectos econômicos e fomento produtivo, desenvolvimento social e humano, onde foi verificada a existência de inúmeras pessoas com a doença do século XXI: a depressão.

Na área da educação, a maioria dos municípios não apresentou dados negativos expressivos, apenas a carência de cursos técnicos e profissionalizantes. Na saúde, existe a falta de profissionais especializados na área da Medicina.

Soledade apresenta problemas de qualquer cidade com grande número de habitantes, como por exemplo, o déficit de moradias, tanto na área rural quanto urbana, lembrando que há problemas de todas as naturezas, porém, não expressivos.

O desemprego foi um fator que todos os municípios apresentaram, assim como problemas de saneamento básico.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade