Projeto Educar para o trânsito: um ato de amor à vida

SMECD, em parceria com Departamento Municipal de Trânsito, farão entrega de prêmios para projetos.

Por Bruno Quevedo em 29/09/2009

   

nao. (Foto: )

Viver. Sobreviver. Esse é o desafio diário de quem sai para trabalhar, estudar ou, simplesmente, dar uma volta de carro.

Acidentes de trânsito são a maior causa de mortes, segundo pesquisas. A Semana Nacional do Trânsito, que foi de 18 a 25 de setembro, convidou para um debate do qual a sociedade não pode mais fugir: como reduzir as mortes? A única solução é a reeducação para o trânsito.

Por esse motivo, a SMECD desenvolveu o projeto Educar para o Trânsito: um ato de amor à vida, com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito, onde cada escola participou criando um projeto para conscientização no trânsito.

Uma comissão julgadora foi organizada para avaliar os projetos das escolas: Jairton Diehl, do Departamento Municipal de Trânsito, Maristela Vidaletti, da 25ª CRE, Alexandre Nierdele, do Escritório 4 Rodas, Cleide Ottoni, da Empresa Santa Rita e o Sargento Cidnei, da Brigada Militar. A comissão tem como obrigação avaliar os projetos e escolher três vencedores, que receberão viagens como prêmios.

Premiação

1º lugar: viagem para Porto Alegre, com visitação à Fundação Thiago de Moraes Gonzaga,

2º lugar: viagem para Passo Fundo, visitação ao Zoológico da UPF e ao Centro de Referência de Literatura e Multimeios, conhecido como Mundo da Leitura, também da UPF,

3º lugar: viagem para o Parque das Tuias.

No dia 30 de setembro, quarta-feira, haverá a premiação, no Palco Jesus Marodim. Caso o tempo não esteja bom, a premiação ocorrerá no Auditório do Centro Cultural, sendo que durante todo o dia, estarão expostos trabalhos confeccionados pelas escolas, sobre o trânsito, para a visitação do público.

O Departamento de Trânsito apoiou o projeto de forma efetiva: realizou, durante toda a Semana do Trânsito, palestras nas escolas municipais da cidade, para turmas de 1ª a 4ª séries, mostrando um vídeo, com personagens de desenho animado, sobre o trânsito e, após, colocando os alunos na quadra para uma volta de carrinhos, simulando como deve ser a atitude no trânsito. Já para as turmas de 5ª a 8ª, palestras sobre acidentes, regras e dicas foram repassadas. As palestras tiveram a coordenação do Diretor do Departamento, Jairton Diehl.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade