Extensionista da Emater Regional de Soledade integra comitiva em viagem à Itália

Grupo esteve na Itália entre os dias 25/10 e 04/11

Por Redação em 18/11/2015

   

(Foto: Divulgação/Emater/RS-Ascar)
Extensionista da Emater Regional de Soledade integra comitiva em viagem à Itália

Entre os dias 25 de outubro e 04 de novembro, uma comitiva formada por integrantes do Arranjo Produtivo Local (APL) de Agroindústrias Familiares do Vale do Rio Pardo e Produção de Alimentos do Vale do Taquari, realizou uma viagem para conhecer as experiências de organização, agroindustrialização e desenvolvimento comunitário de algumas regiões italianas. Entre os integrantes da comitiva estavam o assistente técnico (ATR) de organização econômica do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Olívio Pedro Faccin, o gestor do APL, Jesus Edemir Rodrigues, a vice-reitora da UERGS e membra do APL Vale do Taquari, Eliane Maria Kolchinski e a secretária geral na Câmara de Comércio Italiano no Rio Grande do Sul, Janice Tereza Rota, entre outros.

De acordo com o ATR, após a visitação e observação do trabalho realizado nas cidades de Veneza, Belluno e Verona, na região de Treviso; Milão, na região da Lombardia; e a cidade de Réggio Emilia, na região de Emilia Romanha, será realizado um estudo para adaptar os conceitos às condições locais, visando a implantação de um plano de desenvolvimento nas regiões dos APL’s dos Vales do Rio Pardo e Taquari. “As experiências de cooperação, valorização territorial e de economia solidária servirão de inspiração e modelo aos trabalhos de Extensão Rural, sendo que tentaremos ajusta-las às realidades das comunidades do RS”, relatou Faccin.

Durante a viagem, o grupo pode conhecer diferentes experiências e empreendimentos, como o consórcio de tutela de vinho Valpolicella, que produz e garante a qualidade dos vinhos dos pequenos produtores; a Confederação das Indústrias da Província de Belluno; a sede do departamento de políticas e cooperação internacional do governo de Vêneto, onde foram discutidas políticas de cooperação e apresentadas as potencialidades agrícolas e econômicas da região; a EXPOMILÃO, uma feira mundial de alimentos que ocorre a cada dez anos, em países diferentes, onde foram visitados os estandes do Brasil, Itália e da empresa de laticínios Granarolo; o Supermercado do Futuro; participação em evento do instituto ATÁ – carne e sustentabilidade –; e visita ao Centro de Pesquisa e Inovação, que tem um setor destinado à alimentação que se preocupa desde a nutrição dos animais até a qualidade ambiental, entre outros.

Ainda segundo Faccin o trabalho em conjunto pela valorização da agricultura é um dos pontos de destaque, bem como a força da economia solidária impulsionada pelos consumidores na região de Réggio Emilia. “A união das diferentes entidades em prol do desenvolvimento comunitário e da defesa dos interesses regionais e promoção dos produtos locais chamou a atenção. Outro fator a ser destacado é a revalorização da agricultura como atividade econômica nos últimos anos”, finaliza.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade