Governo abre vacinação de idosos contra a gripe neste sábado

Campanha segue até 8 de maio, e tem como meta imunizar 80% da população nesta faixa etária

Por ASCOM RS em 23/04/2009

   

sim. (Foto: Divulgação)
Governo abre vacinação de idosos contra a gripe neste sábado

Começa neste sábado (25) e segue até o dia 8 de maio a 11ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que visa a diminuir a mortalidade e a incidência de complicações respiratórias durante o inverno em pessoas com 60 anos ou mais. A abertura oficial no Estado será em Santo Ângelo, a partir das 10h, no Parque da Fenamilho.

No Rio Grande do Sul, a iniciativa do governo do Estado será coordenada pela Secretaria Estadual da Saúde, que tem como meta imunizar 80% da população nesta faixa etária - o contingente é de 1.416.830 pessoas . Para isso, a Saúde contará com apoio dos municípios. Serão 1.919 postos de vacinação, 1.339 veículos e 11.864 pessoas mobilizadas na campanha.

Realizada anualmente, a vacinação contra a Influenza tem se constituído no meio mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações em idosos. A imunização apresenta um impacto direto na redução das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para o tratamento de infecções secundárias. No Brasil, entre 2001 e 2007, as Doenças do Aparelho Respiratório representam a terceira causa de óbito na população de 60 anos e mais, antecedidas por doenças do aparelho circulatório e neoplasias.

Hoje, um dos principais focos de atenção em saúde pública é o envelhecimento da população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em duas décadas, o Brasil será o sexto país do mundo em população de idosos. A ênfase em ações de prevenção que assegurem a qualidade de vida dessa faixa etária é um objetivo a ser perseguido.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade