58 anos de Rádio

Aniversário da Cristal AM de Soledade.

Por Bruno Quevedo em 09/10/2009

   

nao. (Foto: Divulgação)
58 anos de Rádio

No dia 18 de outubro a Rádio Cristal AM de Soledade completará 58 anos de prestação de serviços, não só a Soledade, mas a toda região. Nessa semana, a Rádio recebeu a mais importante e marcante homenagem até hoje: a Assembleia Legislativa do Estado prestou uma grande homenagem à Rádio, que foi promovida pelo Deputado Giovani Cherini, e que, segundo o Superintendente da emissora, Frei Nélvio Tonatto, “é um reconhecimento a um trabalho que é desenvolvido desde o início da história da rádio”.

Um pouco da História

No início, um grupo de Freis Capuchinhos adquiriram a atual Cristal AM de outra rádio, a Rádio Difusora Sul do Brasil, de Erechim. Começou como serviço de alto falantes, instalados ao longo da Avenida Marechal Floriano, levando então nome de Rádio AZ, iniciais de seu idealizador, Agostinho Zarpelon.

Na época eram montados amplificadores, toca-discos e alto falantes, que eram espalhados pela praça e ao longo da avenida principal, animando os ouvintes ao meio dia, à tardinha, domingos e festas.

A rádio AZ foi precursora da Radio Cristal que começou a funcionar em 18 de outubro de l951. Fazendo parte inicialmente da Rede Sul Brasil, passou por momentos difíceis, quando foi cassada durante o período revolucionário, por suas críticas ao governo, ressurgindo pouco depois com o nome de rádio Cacique, filial de lagoa Vermelha. Em 1977 a Rádio Cristal foi reinaugurada.

A emissora tem a seguinte missão: “Formar, informar e entreter, evangelizando e promovendo as pessoas na comunidade, defendendo e promovendo a vida e os valores como a família, a fraternidade, a solidariedade, a justiça, a paz, a ecologia e a integridade da criação, colaborando na formação religiosa, cultural, ética e cívica do povo” e tem a seguinte filosofia: “Construir a história em equipe, em comunidade, cultivando o espírito franciscano promovendo a Paz e o Bem”.

Do microfone rudimentar, do disco de 33 rotações, da fita cassete, dos CDs ao sistema digital, até os dias de hoje, com transmissão via satélite, em qualquer hora e lugar, sendo ouvida por centenas de pessoas no aparelho de rádio, no celular, na internet, no MP3: a tecnologia deu ao rádio as forças necessárias para se garantir perante à TV, preservando “a mesma magia , sendo o amigo próximo que a TV não consegue ser”, afirma o Frei.


Confira a programação da Cristal AM:

Segunda à Sexta-feira

Cheiro de Terra
5h às 6h
Musical sertaneja, caipira e moda de viola, voltado para o homem do campo e da cidade.

Cristal Bom Dia
6h.às 07h
Programa musical gaúcho, com informações do tempo, hora, temperatura, resultado das loterias, aniversariantes do dia e mensagens.

A voz da Comunidade
7hs às 9h
Programação jornalística, fatos do dia, destaques locais, regionais, nacionais e internacionais, orientações, informações de tempo, hora, temperatura,Boletins das câmaras de vereadores, prefeituras, Segurança. Participação da unidade móvel com fatos da manhã, utilidade pública e ações sociais.

O Que se Passa
9h às 12h
Jornalismo regional, política, economia, educação, segurança pública, religião, meio ambiente Participação da unidade móvel.

Conversa na Mesa
Horário: 12h às 12h15
Informações da paróquia Nossa Senhora da Soledade com a apresentação dos Freis Capuchinhos da Paróquia de Soledade

Hora do Recado
12h15 às 13h10
informativo e recados, avisos de utilidade pública, informativos das Prefeituras e Câmaras de vereadores da região, agenda de festas, bailes.

Cristal Esportes
13h30 às 14hs
Informações do esporte amador local e regional, do esporte profissional, campeonatos escolares.

Cristal Boa tarde
14h às 17h
Programa musical com variedades, curiosidades, participação do ouvinte, sorteio de brindes.

Galpão Gaudério
17h às 19h
Musical gaúcho, espaço das instituições
Tradicionalistas, humor, aniversariantes do dia, Agenda econômica, resultado das loterias, previsão do tempo

Rede Sul News
19h00 às 19h30
Giro de repórteres da Rede Sul de Rádio. Entradas de Porto Alegre e Brasília, com os últimos acontecimentos no estado e no país. Indicadores Econômicos, Previsão do tempo, oferta de empregos, dicas de saúde.

Querência Amada
20h00 às 22h00
Espaço para o artista nativo e a cultura pampeana. O movimento tradicionalista em debate e o melhor da música riograndense em todas as suas tendências. Participam patrões de CTGs, MTG, conjuntos musicais, apresenta poesia, causos e a música gaúcha de todos os tempos.

A hora da Informação
22h00 às 23h00
A notícia, a informação, a reportagem, e o esporte chegam com força total. Repercute o dia em todas as dimensões. As últimas notícias, informações, reportagens e o que vai pelo esporte.

Clube da Esperança
23 h às 01:00 h
Conteúdo religioso destacando aspectos positivos da vida: a visão cristã com seções, mensagens de fé e esperança, o santo do dia, salmos, reflexões e o Evangelho


Sábados

Conversas na Mesa
12h às 12h15
Informações da paróquia Nossa Senhora da Soledade com a apresentação dos Freis Capuchinhos da Paróquia de Soledade

Hora do Recado
12h15 às 13h10
Informativo e recados, avisos de utilidade pública, Prefeituras e Câmaras de vereadores da região, agenda de festas, bailes.

Cristal Revista
08h30 às 10hs
Iinformações do mercado econômico, participação da unidade móvel, informações Sobre segunraça pública, Perfil social.

Câmara de Vereadores de Soledade
10hs às 10h30m
Informações da câmara de vereadores

Prefeitura de Soledade
11h35m às 12h
Informações dos serviços públicos municipais

Sindicado dos Trabalhadores Ruirais de Mormaço
13h as 14hs
Aassuntos dos sindicatos dos trabalhadores rurais de Soledade e Mormaço

Integração Regional
14h às 14h20m
Variedades, informações mensagens e música

Jornal da Igreja
20h00 às 20h30
As notícias da Igreja Católica na semana.

Nosso Tempo
20h30 às 21h30
Emissoras Afiliadas apresentam um documentário e
Mesa redonda sobre assuntos relacionados à família, educação, medicina e meio-ambiente. Gravado a cada semana numa das cidades integrantes da Rede Sul de Rádio.

Domingos

Cristal Rural
07h20 às 09h
informações voltadas ao produtor rural, o agronegócio, bolsa de cereais,

Missa Dominical
9hs às 10h
Transmissão da Celebração dominical diretamente da Igreja Matriz


Comunidade dos Italianos de Soledade
10h às 11h
O resgate da cultura italiana,
o uso do dialeto italiano, trabalho cultural e social



Parabéns à Rádio pelos 58 anos de transmissão de magia, que só o rádio tem.


Fonte: site Cristal AM

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade