Defesa Civil emite alerta de temporais isolados entre quarta e quinta-feira no RS

O documento alerta para a possibilidade da passagem de um vórtice ciclônico de altos níveis pelo Estado.

Por Redação em 05/10/2016

   

(Foto: Arquivo / ClicSoledade)
Defesa Civil emite alerta de temporais isolados entre quarta e quinta-feira no RS

Conforme aviso emitido pela Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), existe a previsão de que temporais isolados atinjam o Rio Grande do Sul entre quarta (5) e quinta-feira (6).

O documento alerta para a possibilidade da passagem de um vórtice ciclônico de altos níveis pelo Estado. O fenômeno é um sistema de giro na parte mais alta da atmosfera. Ele costuma gerar nuvens pesadas de chuva e é altamente perigoso para alagamentos e inundações.

Os meteorologistas indicam que o vórtice se formará a partir de quarta-feira e não deverá ser intenso. Vale ressaltar, no entanto, que haverá monitoramento de maneira constante, uma vez que os modelos matemáticos podem errar a estimativa do valor da chuva neste tipo de formação.
04184055_25983_gdo
A precipitação deve começar já na manhã desta quarta e cruzar praticamente todas as regiões do RS. Inicialmente o volume previsto é de 60 a 80 milímetros de chuva. As localidades onde existe maior risco de temporais são: Oeste, Campanha, Centro, Centro Leste, Leste, Nordeste e também parte do Noroeste, Norte e Litoral Norte do Estado. As bacias com maior risco de alterações são as de: Tramandaí, Mampituba, Alto TaquariAntas e Apuaê-Inhandava.

Na quinta-feira, o vórtice ciclônico estará localizado entre a serra geral e Santa Catarina. Por isso, também há possibilidade de chuva forte na parte mais alta da Serra geral e na região de Torres e arredores. Ao longo da quinta o sistema deverá deixar o Rio Grande do Sul.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade