Comercialização de alimentos da Agricultura Familiar é tema de reunião em Soledade

A reunião foi coordenada pelo assistente técnico regional da área de Organização Econômica, Olívio Faccin.

Por Redação em 07/10/2016

   

(Foto: Divulgação / Emater)
Comercialização de alimentos da Agricultura Familiar é tema de reunião em Soledade

Extensionistas dos 12 municípios que integram a microrregião 1 — Boqueirão do Leão, Gramado Xavier, Barros Casal, Fontoura Xavier, São José do Herval, Itapuca, Soledade, Espumoso, Alto Alegre, Campos Borges, Mormaço, Victor Graeff, Tio Hugo, Ibirapuitã e Nicolau Vergueiro — estiveram reunidos na quarta-feira (05/10), na sede do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, para debater sobre os Mercados Institucionais. A reunião foi coordenada pelo assistente técnico regional da área de Organização Econômica, Olívio Faccin, e contou com a participação da equipe da Unidade de Cooperativismo de Santa Cruz do Sul e da gerente Lucia Souza.

Na ocasião, cada extensionista apresentou ao grupo a situação da venda de alimentos por meio do Programa Nacional Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) no seu município de atuação. Além disso, o grupo realizou o planejamento das ações a serem executadas no próximo ano com vistas a incentivar a produção e comercialização de alimentos voltada para os Mercados Institucionais.

A partir do relato dos extensionistas se pode observar na reunião que as prefeituras municipais estão cumprindo com a obrigação de comprar, pelo menos 30 %, dos alimentos consumidos na alimentação escolar. O mesmo não acontece nas escolas estaduais. Quanto ao PAA, apenas três municípios da região estão comercializando alimentos. Atualmente, 145 famílias comercializam alimentos para o PNAE e PAA na microrregião.

Encerrando a pauta da reunião, a equipe da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar falou sobre o Decreto 8.743, o qual disciplina o percentual mínimo de 30% para ser utilizado pelos órgãos de administração federal com as compras institucionais da Agricultura Familiar.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade