1º Festival de Teatro Amador Apollo será realizado em Soledade

Evento acontece a partir das 14h do dia 30/11 no Centro Cultural

Por Redação em 25/10/2016

   

(Foto: Arte / Divulgação)
1º Festival de Teatro Amador Apollo será realizado em Soledade

A Administração Municipal, através do Departamento Cultural da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, e o Interact Club Soledade Novos Tempos, realizam no dia 30 de novembro o 1° Festival de Teatro Amador Apollo, às 14h no Centro Cultural.

O nome Apollo surgiu como uma homenagem ao antigo Teatro Apollo, localizado onde hoje é o Centro Cultural.

O teatro é um importante gênero literário que contempla os mais variados recursos de expressão. Pode-se afirmar que, de todas as manifestações artísticas e culturais, o teatro reúne o maior número possível desses recursos, incluindo expressão oral, corporal, facial, música e dança. Dessa forma, é impossível a realização de uma peça teatral sem envolver a extrapolação da criatividade, da capacidade de interpretação e da imprescindível harmonia com o púbico.

Contudo, apesar de todas as capacidades que o teatro desenvolve, muitas vezes ele deixa de ser trabalhado nas escolas e na própria sociedade.

Assim a Administração Municipal de Soledade e o Interact Club Soledade Novos Tempos propõe a realização desse trabalho nas escolas e em grupos amadores do município e região, visando o incentivo da produção teatral, de modo que seja visada a criação ou continuidade de uma identidade cultural ainda mais rica e variada.

O 1° Festival de Teatro Amador Apollo tem o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de trabalhos conjuntos entre alunos, despertando o interesse pelo teatro, além de promover e incentivar a produção cultural no município, assim como valorizar o teatro como forma de expressão artística e cultural.

REGULAMENTO

DO FESTIVAL

Art. 1º - O 1º Festival de teatro amador Apollo será aberto para crianças e pré-adolescentes, com idade até 16 anos.

Art. 2º - Cada grupo de teatro deverá concorrer somente com uma apresentação, não havendo limites quanto ao número de integrantes.

Art. 3º - O tema da apresentação é de livre escolha dos grupos participantes.

Art. 4º - As apresentações serão limitadas com no mínimo 20min e máximo 40min de duração.

Art. 5º - Cada grupo terá 5min para montagem do palco e 5min após a apresentação, para a retirada dos materiais para a próxima apresentação, do grupo seguinte.

Art. 6º - As peças inscritas poderão ser inéditas, publicadas ou já apresentadas em outros festivais, devendo ter a supervisão de um diretor (maior de 18 anos) ao qual ficará responsável por sua trupe e por respeitar esse regulamento.

DA INSCRIÇÃO

Art. 7º - A inscrição deverá ser realizada pelos grupos, preenchendo a ficha de Inscrição, logo ser enviada até dia 31 outubro de 2016, para o Centro Cultural ou digitalizada, com os comprovantes de idade, para o email: centroculturalsoledade@yahoo.com.br.

DO LOCAL

Art. 8º - O local para as apresentações será o Auditório do Centro Cultural, na Rua Benjamim Constant nº 60, Centro, Soledade.

DA DATA
Art. 9º - As apresentações ocorrerão no dia 30 de novembro de 2016, a partir das 14h.

DO JULGAMENTO

Art. 10º - Para o julgamento das apresentações, serão considerados os seguintes critérios:

I – Criatividade;
II – Organização;
III – Originalidade;
IV – Integração do grupo;
V – Expressões Corporais;
VI – Oralidade;

Art. 11º - Será constituída uma Comissão de Avaliação formada por profissionais de reconhecida identidade com a arte teatral, a serem definidos pela Comissão Organizadora.

Art. 12º - Cada critério de julgamento receberá nota de 0 a 10 por cada jurado, podendo totalizar 60 pontos. As notas serão registradas em planilha própria, devidamente identificada com o nome da peça apresentada. Ao final de cada apresentação, o júri entregará as planilhas a Comissão Organizadora, responsável por realizar, seguindo a seguinte fórmula:
• Soma das notas de todos os jurados, finalizando com a nota do grupo.

Art. 13º - O júri terá autonomia para julgar, inclusive, o não cumprimento das normas do regulamento. As decisões são irrevogáveis, não cabendo recursos.

DA PREMIAÇÃO

Art. 14º - Serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar, conforme a média obtida pelo júri:

1º lugar: Troféu e R$ 750,00
2º lugar: Troféu e R$ 450,00
3º lugar: Troféu e R$ 300,00

Art. 15º - Serão agraciadas com premiações também:

Ator (atriz) destaque de cada grupo: Certificado;
Melhor figurino: Certificado;
Melhor cenário: Certificado;
Melhor roteiro: Certificado;

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 16º - A locomoção, transporte, bem como a segurança de pertences de participantes do grupo e de inteira responsabilidade do tal.

Art.17º - Fica a cargo da Comissão organizadora, dentro de seus limites a estruturação técnica (Iluminação e sonorização).

Art. 18º - Estão impedidos de participar da Comissão Julgadora: Professores e funcionários de escolas participantes, ou diretor e participantes diretos de grupos que irão participar do festival, bem como familiares de 1º grau dos participantes.

As dúvidas relacionadas a esse regulamento poderão ser esclarecidas pelos telefones:

(54) 3381-1648/91739600 – Pablo
(54) 99770012 - Arthur Assunção

   
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