AMASBI se mobiliza na busca de mais policiais para municípios da região

Em audiência com secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, lideranças mostraram a defasagem nos municípios

Por Lucas Bicudo em 29/06/2017

   

(Foto: Lucas Bicudo / ClicSoledade)
AMASBI se mobiliza na busca de mais policiais para municípios da região

A falta de policiais militares nos municípios da região foi pauta de uma audiência com o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer. A reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira, 28/6, em Porto Alegre, e foi organizada pela Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí (AMASBI).

O presidente da entidade e prefeito de Soledade, Paulo Cattaneo, enfatiza que a defasagem é alta na região. “Conforme dados da 2ª Cia da Brigada Militar, que atende 12 municípios, a falta de efetivo varia entre 56% a 75%. Sabemos que estão em formação 1060 novos PMs e gostaríamos que alguns deles fossem encaminhados para o Botucaraí”, aduziu.

Segundo informações, existem 8 pessoas da região que estão concluindo a formação de policial militar. “Estes poderiam ser direcionados para os nossos municípios, uma vez que eles já possuem uma identificação com a comunidade”, acrescentou. Também existem outros 4 policiais que estão atuando na região metropolitana e que tem interesse em serem transferidos para o Botucaraí.

O secretário Schirmer disse compreender a situação e que esta é uma problemática que atinge vários municípios. “Nossa estratégia é de, a partir de julho, ter em cada município pelo menos 3 policiais militares, com previsão para chegar até o final do ano com 5 brigadianos lotados, especialmente, nas cidades menores”, garantiu.

A defasagem no quadro da segurança pública, segundo o secretário, vem se acumulando ao longo dos anos. “Esta queixa não é somente de vocês, mas conforme dados apurados, houve uma redução de 3,9 mil servidores entre 2013 e 2016. Estima-se que até 2018, aproximadamente 5 mil policiais poderão se aposentar”, informou.

Schirmer ainda justificou que neste primeiro momento, o foco da Secretaria de Segurança Pública do Estado é trabalhar fortemente para combater o crime em 21 municípios que possuem os maiores índices de criminalidade.

A região do Alto da Serra do Botucaraí esteve representada na audiência pelos gestores, vereadores, lideranças políticas, sindicais, de entidades e clubes de serviços dos municípios de Soledade, São José do Herval, Fontoura Xavier, Barros Cassal, Espumoso, Tio Hugo, Alto Alegre, Mormaço, Nicolau Vergueiro e Ibirapuitã.






   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade