Celestina Finato Ross recebe visita dos alunos do projeto Brigada Mirim

Com 100 anos, as crianças foram até a casa da senhora para ouvir e aprender com sua história de vida

Por Lucas Bicudo em 04/08/2017

   

(Foto: Lucas Bicudo / ClicSoledade)
Celestina Finato Ross recebe visita dos alunos do projeto Brigada Mirim

Os integrantes do projeto social Brigada Mirim realizaram uma atividade diferente. Coordenados pelo sargento Barbosa, os alunos foram visitar Celestina Finato Ross, que nesta quinta-feira, 3/8, completou 100 anos de vida. Durante aproximadamente 2h, a centenária senhora conversou com as crianças, contou suas histórias e deu conselhos.

De acordo com Barbosa, o objetivo desta atividade é justamente fazer os alunos ouvirem e aprenderem com os mais vividos. “Iniciamos em 2015, com a visita ao senhor Portalicio Alves Xavier, e neste ano Agora viemos até a residência da dona Celestina. Nosso propósito é justamente promover esta troca de experiências, tenham valorização a vida”, aduziu.

Nestes 100 anos de vida, Celestina tem muita história para contar. Nascida em 3 de agosto de 1917, é uma dos 10 filhos do casal Francesco Finato e Angela Pollo. Foi em 1937, quando tinha 20 anos, que Celestina se casou com Onorato Ross, e desta união tiveram 11 filhos. Hoje ela possui 24 netos, 25 bisnetos e 5 tataranetos.

Quando morou na comunidade de São José, no Mormaço, ela e seu esposo construíram um Salão de Baile, que era conhecido como Salão do Sr. Onorato Ross. Com passar dos anos vieram morar em Soledade, e quando perdeu seu companheiro, ficou sob cuidado de seus filhos, e atualmente mora com a filha Vilma.

Fanática do Grêmio, dona Celestina sempre que pode acompanha seu time do coração na televisão ou pelo rádio de pilha. Ao passar um conselho aos alunos ela ressaltou para estudarem, não brigar com ninguém, não usar drogas e respeitar os mais velhos.

O projeto social Brigada Mirim, neste ano, reúne 21 alunos do IE São José, 15 alunos da EMEF Anselmo Primmaz e 25 alunos da EMEF Santo Antônio. Os participantes tem idade entre 7 e 12 anos, onde uma vez por semana tem encontros com Sargento Barbosa, quando são trabalhados diversos temas, como valores, limites, disciplina, entre outros.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade