Calor intenso e aproximação de frente fria podem gerar temporais no RS no final de semana

Os volumes em alguns locais podem até passar dos 100 mm.

Por Redação em 10/08/2017

   

(Foto: Reprodução / Inmet)
Calor intenso e aproximação de frente fria podem gerar temporais no RS no final de semana

Depois de dias com temperaturas um tanto frias, porém com tempo firme, a aproximação de uma frente fria à região Sul do Brasil pode causar temporais, inclusive no RS neste final de semana.

De acordo com a Metsul Meteorologia, espera-se a incursão de ar muito quente na metade norte do RS entre esta quinta-feira (10/08) e sexta-feira (11/08), o que determinará a formação de uma frente quente sobre o Estado da tarde para a noite desta quinta-feira e durante a sexta-feira. Esse tipo de sistema normalmente traz chuva forte e volumosa, muitos raios e granizo, em alguns casos com pedras de gelo de maior tamanho, o que pode afetar vários pontos do Oeste, Centro, Sul e parte do Leste do Estado ainda na quinta e mais no decorrer da sexta-feira.

A equipe da Metsul ainda prevê que mesmo que o dia seja de sol, o tempo deve fechar na segunda metade do dia com possibilidade de chuva no interior, especialmente à noite, no Oeste, Centro e parte do Sul do Estado.

Para a sexta-feira (10/08), a previsão também é de instabilidade no Oeste, Sul, parte do Centro e pontos do Leste gaúcho. A chuva deve ser forte a torrencial em pontos do Oeste e do Sul com raios e alto risco de granizo. No Norte e no Noroeste, o ar seco e muito quente determinará a presença do sol na sexta-feira com marcas acima de 30°C em alguns pontos. O Noroeste terá um dia por demais quente e abafado.

FIM DE SEMANA

Para o final de semana, a Metsul informa que a frente deixará de ser quente e passará a fria, à medida que passará a ser impulsionada por ar frio de Sul e não mais movimentada pelo ar tropical quente de Norte. Por isso, com seu deslocamento trará chuva para todas áreas do território gaúcho entre o sábado e o domingo. “Alertamos para o risco de pancadas de forte intensidade e a possibilidade de temporais com raios, granizo e vento forte durante o deslocamento da frente fria pelo Estado no fim de semana. A temperatura declina no Rio Grande do Sul no começo da semana, já que ingressa de novo ar mais frio” informam os meteorologistas.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade