Centelha da Chama Crioula é recebida por tradicionalistas em Soledade

O símbolo dos Festejos Farroupilha foi trazido até o município pelos Cavalarianos da 14ª Região Tradicionalista

Por Lucas Bicudo em 14/08/2017

   

(Foto: Lucas Bicudo / ClicSoledade)
Centelha da Chama Crioula é recebida por tradicionalistas em Soledade

Soledade já recebeu a centelha da Chama Crioula, acesa no município de Mostardas, na última sexta-feira (11). Quem trouxe o símbolo dos Festejos Farroupilhas até a Capital das Pedras Preciosas foi um grupo de cavalarianos da 14ª Região Tradicionalista, e recebida por representantes do executivo e de entidades tradicionalistas do município.

Para marcar o ato, uma cerimônia foi organizada neste domingo, 13/8, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz. Marco Alceu Andres, coordenador de cavalgada da 14ªRT, comenta que vão iniciar por Soledade o trajeto com a Chama Crioula, que vai ser conduzida até Sobradinho por um grupo de 47 cavalarianos.

Ao todo, serão percorridos 153Km a cavalo, com previsão de chegada às 10h de sábado, 19/8. “Vamos ser recebidos na Loja Maçônica Aor e Harmonia, local onde vai ficar guardada até dia 13/9. Também será realizado um almoço de encerramento no CTG Galpão da Estância, quando serão entregues os certificados aos participantes”, comentou.

Foram 20 representantes da 14ªRT pegar a Centelha, que foi acesa em São Simão, interior de Mostardas, local onde nasceu Menotti Garibaldi. “Às 9h do sábado (12) foi realizado o desfile com distribuição da Chama Crioula para as 30 Regiões Tradicionalistas. Logo após o meio-dia, nos deslocamos de caminhão até Soledade, onde chegamos por volta das 22h do mesmo dia”, informou Andres.

O coordenador salienta que Soledade, por ser uma cidade importante na região e também em razão da sua forte ligação com o tradicionalismo, foi escolhida para iniciar o trajeto a cavalo. Eles saíram na segunda-feira de manhã do município, almoçaram em Mormaço e posam em Espumoso.

Na terça (15), almoçam e dormem em Campos Borges e na quarta se deslocam para Serra dos Engenhos, interior de Jacuizinho. Na quinta-feira (17) o grupo almoça em Tunas e pernoitam em Coloninha, interior de Arroio do Tigre. No dia 18/8 o destino é o Distrito de Bela Vista, em Segredo, onde vão permanecer alojados no Parque de Rodeios do município.

O trajeto encerra no sábado, 19/8, quando às 8h partem para Sobradinho, chegando por volta das 10h. “É importante ressaltar que participam representantes de entidades e piquetes de diferentes municípios da 14ªRT. Somos um grupo unido, onde cada um fica responsável por uma atividade durante todo o deslocamento”, destacou Marco Alceu Andres.

João Orlando Melo, conselheiro de Administração do MTG, lembrou que este ano se comemora 70 anos do acendimento da Chama Crioula. “Foi João D’Ávila Paixão Côrtes e seus aliados, que junto ao Monumento do Expedicionário, criaram esse ato, com o propósito de não deixar morrer, e que agora em 2017 se completa 7 décadas ininterruptas”, observou.

Mara Muniz, representante da administração municipal, exaltou a presença dos cavalarianos. “É primeira vez que a comitiva da 14ªRT vem a Soledade, pois em outros anos só recebemos a visita de outras regiões. Ficamos honrados e felizes da presença destes bravos guerreiros, que tem amor incondicional pela nossa tradição. Vocês deixaram muito mais preciosa nossa cidade”, finalizou.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade