Secretaria da Saúde de Fontoura Xavier cria Grupo de Saúde da Mulher

Atividades acontecem na unidade de saúde da comunidade de Campo Novo

Por Redação em 18/08/2017

   

(Foto: Divulgação / Prefeitura FX)
Secretaria da Saúde de Fontoura Xavier cria Grupo de Saúde da Mulher

A prefeitura de Fontoura Xavier, através da secretaria municipal de saúde criou um grupo de saúde da mulher. As primeiras atividades aconteceram na quinta-feira (18/08) na unidade de saúde da comunidade de Campo Novo, tendo como responsável o enfermeiro Anderson Ferreira.

Conforme a secretaria, em virtude dos elevados índices de incidência e mortalidade por câncer do colo do útero e da mama no Brasil, é necessária a implantação de estratégias efetivas de controle dessas doenças, bem como, tratamento e de cuidados paliativos, quando esses se fizerem necessários.

Conforme o enfermeiro Anderson Ferreira, nas unidades de saúde de Campo Novo e Picada Silveira estão sendo feitos exames preventivos do colo do útero (citopatológico) através do agendamento, e sendo assim, os agentes comunitários de saúde responsáveis pelas suas respectivas áreas de cuidado realizam orientações as mulheres para o dia da coleta e também podendo ser realizado durante a segunda-feira e quinta-feira (Campo Novo), terça-feira e quarta-Feira (Picada Silveira) em horários alternativos de funcionamento da unidade básica de saúde para atingir aquelas mulheres que geralmente não conseguem ter acesso ao exame.

Também há possibilidade de agendamentos de mamografias, sendo que neste caso a solicitação deve ser realizada pelo profissional da unidade (médico ou enfermeiro), durante a consulta ou em estratégias de busca ativa de mulheres, como visita domiciliar.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade