Semana Farroupilha é comemorada nas Escolas de Mormaço

Educandários organizaram programações com atividades culturais e pedagógicas para lembrar a data magna do povo gaúcho

Por Jackson Gonçalves em 18/09/2017

   

(Foto: Divulgação / Prefeitura Mormaço)
Semana Farroupilha é comemorada nas Escolas de Mormaço

As escolas de Mormaço também realizam diversas atividades alusivas à Semana Farroupilha. Neste período, os educandários mormacenses estão dando destaque as tradições gauchescas tendo programações diversificadas em seus ambientes e trabalhando os hábitos e costumes da cultura gaúcha.

Na EMEI Sonho de Criança, as programações começaram no dia 13/09 e vão se estender até o dia 19. Entre as programações já desenvolvidas estiveram práticas ligadas a culinária, onde o carreteiro, a pipoca, bolo frito e até mateada foram oferecidos aos alunos. Segundo a diretora da EMEI , Aline Trindade Knopf, "a escolinha primou por trazer símbolos, histórias e fazer um cenário bem típico da cultura gaúcha, essencial para que os alunos adquirissem conhecimentos da nossa própria tradição" disse.

Já na EMEF Antônio Marquetti a Semana Farroupilha foi comemorada com bailinho, merenda e comida típica do gaúcho, bem como mateada e café de chaleira. A diretora da escola, Claudete Belo de Carvalho destacou que foi criado um ambiente especial para celebrar a data, onde os alunos puderam entrar em contato com a indumentária gaúcha e cultivar desde cedo a tradição do povo rio-grandense.

Já a EMEF Antônio de Godoy Bueno enfatizou a importância de ser gaúcho com palestra tradicionalista com a professora Vera Bertani e criou um rancho típico da cultura gauchesca. A diretora da instituição, Sidonia Moraes Lodi destacou que a Semana Farroupilha na escola teve merenda típica, apresentações do grupo de dança, bailinho em todos os turnos. "Nosso objetivo é reviver através do cenário gaúcho a história e cultura transmitida pelos antepassados", comentou a educadora.

Na EMEI Achiles Porto Alegre Filho, as comemorações iniciaram no dia 14/09 e irão até o próximo dia 19, contando com apresentações, merenda típica como pão de milho, café, bolinho frito e bailinho para os alunos. Segundo a diretora da EMEI , Diana Kerber, a escola buscou aproximar os educandos da cultura gaúcha através de diferentes atividades, e da transmissão em sala de aula dos saberes da tradição, tão importantes para a cidadania.

A EMEF José Rodrigues Cardoso teve abertura das atividades da Semana Farroupilha no dia 12/09, com uma palestra proferida pela professora Magda Pereira aos alunos do 1º ao 5º ano. Durante o restante da semana, foi oferecido merenda típica, chimarrão e carreteiro, além de apresentações com declamações e danças. A diretora da escola, Tatiane Flores Orth, elenca que o educandário buscou resgatar a tradição gauchesca e trabalhar o contexto Farroupilha nas aulas e encenações culturais na escola.

A EEEM Joaquim Gonçalves Ledo realizou durante a semana várias atividades, como palestras, merenda típica, histórias do Rio Grande do Sul e apresentações. No dia 18/9, em especial, foi promovido um almoço na escola, com cardápio totalmente campeiro, além das apresentações de danças da inverna artística da escola no CTG. A diretora Sônia Morigi frisa que a escola sempre busca transmitir conhecimentos através de projetos e ações pedagógicas em conjunto com a comunidade mormacense, e na Semana Farroupilha a escola uniu toda a trajetória do povo gaúcho no ambiente escolar.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade