Salvador tem primeiro caso suspeito de gripe suína

Gripe suína no Brasil

Por Redação em 28/04/2009

   

nao. (Foto: Divulgação)
Salvador tem primeiro caso suspeito de gripe suína

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia confirmou nesta terça-feira a existência de um caso suspeito de gripe suína em Salvador. O brasileiro Alexandre Magno, 40 anos, desembarcou na segunda-feira de um vôo proveniente de Miami, nos Estados Unidos, com os sintomas da doença.

De acordo com informações da secretaria, Magno foi internado no Hospital Otávio Manganeira, em Salvador, com dores no corpo, febre e tosse. Ele está sob observação e passará por exames que podem confirmar se Magno possui ou não a doença.

Até as 8h desta terça-feira, a notificação do caso suspeito em Salvador ainda não havia chegado ao Ministério da Saúde. Até ontem, o governo havia contabilizado 11 viajantes procedentes de áreas afetadas que apresentaram sintomas clínicos semelhantes ao da gripe suína - três deles em Minas Gerais, dois no Rio de Janeiro, dois no Amazonas, dois no Rio Grande do Norte, um em São Paulo e um no Pará.

Também na segunda-feira, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo descartou, em nota, o diagnóstico de gripe suína para um segundo paciente que estava internado no Hospital Emílio Ribas, na capital. Os exames realizados comprovaram que ele tinha sinusite.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou o elevou o nível de alerta da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional da atual fase três para a fase quatro, em uma escala que vai de zero a seis. A decisão foi baseada principalmente em dados epidemiológicos, evidenciando a transmissão pessoa a pessoa e a capacidade do vírus de causar surtos comunitários.

As primeiras ocorrências da gripe suína foram registradas no México. Os Estados Unidos, o Canadá, a Espanha e o Reino Unido também já têm casos confirmados. Somente no México, já foram confirmadas pelo menos 20 mortes pelo vírus. Os casos de mortes suspeitas chegam a 152.

Fonte: http://www.terra.com.br/portal/

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade