Assuntos de interesse regional são debatidos em reunião da AMASBI em Barros Cassal

Saúde e segurança predominaram os debates entre os mandatários, que se reuniram no sábado, 14/10.

Por Fernando Martins em 16/10/2017

   

(Foto: Fernando Martins / ClicSoledade)
Assuntos de interesse regional são debatidos em reunião da AMASBI em Barros Cassal

A Câmara de Vereadores de Barros Cassal recebeu na tarde de sábado,14/10, a reunião mensal da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí - AMASBI. Além de reunir os prefeitos dos municípios que integram a entidade regional, o encontro contou com a presença de primeiras-damas e soberanas.

Entre os itens da pauta, o debate sobre saúde predominou. Nas conversas sobre o tema, foi confirmada pelo presidente da AMASBI, Paulo Cattaneo, a realização de uma audiência com o Secretário Estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, onde o assunto principal será o repasse financeiro aos municípios e também aos hospitais. O encontro com Gabbardo ocorrerá no dia 31/10, na sede da SES em Porto Alegre.

Um dos temas que também preocupa os prefeitos, é a situação do Hospital de Caridade Frei Clemente de Soledade, onde os funcionários estão em greve devido ao atraso de salários, motivado fundamentalmente pelo atraso no repasse de verbas do Governo do Estado. Sobre este caso, os gestores criaram um grupo de trabalho que deverá participar de outra audiência pública convocada pela direção do Foro da Comarca de Soledade, no dia 20/10.

“Iremos realizar uma reunião prévia para aprofundarmos alguns detalhes sobre a situação do hospital e paralelo a isso estamos articulando uma comissão para debater o tema saúde. Uma das primeiras definições dos prefeitos será de fazer contato com consultorias especializadas em saúde para um estudo de mercado sobre esse trabalho que poderá auxiliar as secretarias de saúde e hospitais da região. Saúde é foco primordial de todas as prefeituras e, em meio a esses atrasos de repasse, precisamos otimizar recursos para poder prestar serviços de qualidade à nossa população”, enfatizou o presidente Paulo Cattaneo.

Preocupação constante

Todos os prefeitos relataram enfrentar dificuldades na gestão de saúde, especialmente pelo atraso no repasse de recursos. "Chegamos a passar por mentirosos quando falamos em querer melhorar esta área. Estamos custeando serviços sem receber os repasses em dia, o que nos obriga a limitar investimentos em outras áreas para poder manter os serviços à população. A cada dia a responsabilidade dos municípios aumenta, mas o dinheiro para fazer frente a isso diminui em maior escala", desabafou o prefeito de Victor Graeff, Cláudio Afonso Alflen.

Ainda na oportunidade, os prefeitos fizeram discussões relativas à segurança, também será realizado um seminário sobre regime previdenciário que ocorrerá nos dias 24 e 25 de outubro, promovido pelo Instituto Paulo Ziulkoski em Soledade. O evento é uma parceria da AMASBI, AMAJA e do COMAJA, e ocorrerá no Museu de Pedras Preciosas e Mineralogia Egisto Dal Santo. Informações podem ser obtidas no site do IPZ (www.institutopz.com.br).

Anfitrião do evento, o prefeito de Barros Cassal Jovelino Francisco Zago, agradeceu a visita dos gestores e avaliou como positiva a reunião. Após o encontro, o mandatário barroscassalense bem como lideranças do município recepcionaram os demais gestores e as primeiras-damas e soberanas no evento de escolha da corte de Barros Cassal, onde as lideranças regionais integraram o corpo de jurados do concurso.

A próxima reunião da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí acontecerá no dia 17/11, em Mormaço, durante a programação da EXPOMORMAÇO 2017.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade