Provas do Enem vão movimentar mais de mil candidatos em Soledade

Provas serão aplicadas nos próximos dois domingos (5 e 12/11), onde somente no Estado são cerca 294,5 mil inscritos

Por Fernando Martins em 01/11/2017

   

(Foto: Divulgação)
Provas do Enem vão movimentar mais de mil candidatos em Soledade

Mais de mil candidatos fazem, nos dias 5 e 12 de novembro (domingo), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Soledade. De acordo com o Ministério da Educação, no município são 1.487 inscritos e o local das provas não foi divulgado pelo INEP, porém a expectativa é que o Campus da UPF, assim como em outros anos, recepcione o maior número de candidatos.

Em todo Estado, estão inscritos cerca de 294,5 mil candidatos, ou seja, 4,3% do total de inscritos, que foi superior a 6,7 milhões. As provas vão ser aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 106 cidades – mesmo número do ano passado, apesar de o número de participantes ser 29,7% menor.

A queda no número de inscrições é consequência de o Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio, tarefa que voltou ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

No Rio Grande do Sul, 39,7% dos participantes pagaram a taxa de inscrição; 37,8% foram isentos em função de lei ou de decreto e 22,5% obtiveram a gratuidade automática por estarem concluindo o Ensino Médio na rede pública.

Em relação à situação de ensino; 65,1% já concluíram o Ensino Médio; 27,1% é concluinte este ano, e 5,9% vai concluir após 2017 (treineiros). Do total de participantes do Rio Grande do Sul, 58,9% são mulheres e 41,1% homens.

Foram aprovados 1.660 atendimentos especializados no Rio Grande do Sul. A maioria dos casos é de deficiência física, déficit de atenção e baixa visão. Serão usados 2.884 recursos de acessibilidade, sendo 92 vídeo provas traduzidas em Libras, novidade em 2017.

Também serão 621 atendimentos específicos, 44,6% deles para Outra Condição Específica, atrelada à comprovação de um problema de saúde por meio do CID. O estado teve ainda 12 solicitações aprovadas para atendimento pelo nome social, sendo quatro da Capital.

Horários da prova
Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília (DF). A aplicação do exame começará às 13h30. No primeiro domingo, irá até 19h. E no segundo, até 18h.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade