Operação Laçador está sendo realizada em Soledade

No Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz e em cidades da região acontece a Operação Laçador.

Por Bruno Quevedo em 23/11/2009

   

nao. (Foto: Divulgação: www.forte.jor.br/)
Operação Laçador está sendo realizada em Soledade

Exército, Marinha e Aeronáutica estão realizando a Operação Laçador.

Militares estão espalhados pelo Parque Centenário: foi instalado o Posto de Comando e o Estado Maior da 3ª Divisão de Exército - Divisão Encouraçada, sob a coordenação do General de Divisão, Araken de Albuquerque.

A Operação Laçador é um exercício conduzido pelo Ministério da Defesa, no Comando Militar do Sul (CMS), com a participação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, entre os dias 16 e 27 de novembro de 2009. Atualmente, este é o maior exercício combinado da América Latina, em função do número de Comandos e efetivos das três Forças Armadas envolvidas, contando com mais de 8 mil homens e mulheres.

Desenvolvida, simultaneamente, nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, a Operação Laçador tem por finalidade o adestramento operacional e tático dos Comandos e Estados-Maiores, na execução e avaliação do exercício combinado, o trabalho conjunto das Forças navais, terrestres e aéreas, dentre outros.

As principais atividades ocorrerão na região do Porto de Rio Grande, com ações da Força Combinada Rio Grande, sob o comando do 5º Distrito Naval; na região de Curitiba/PR, onde serão realizados Exercícios de Simulação de Combate pela 5ª Região Militar/ 5ª Divisão de Exército; e a região compreendida entre as cidades de Cachoeira do Sul/RS e Bagé/RS, com a 3ª Divisão de Exército, realizando no terreno um exercício de Posto de Comando. Na Base Aérea de Canoas/RS, aeronaves decolam para simulação de combate à aviação inimiga da Base Aérea de Santa Maria/RS.

A Operação segue até o dia 27, porém, o Posto de Comando de Soledade deverá ser transferido no domingo, dia 22 de novembro.

Fontes: Jornal Folha de Soledade, www.lacador.eb.mil.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade