A vilã: Curso de Matemática

Confira as principais características do Curso de Matemática, que é encarado como vilã pelos alunos.

Por Bruno Quevedo em 24/11/2009

   

nao. (Foto: Bruno Quevedo)
A vilã: Curso de Matemática

A vilã da escola. A disciplina mais difícil e que dá medo! Assim é encarada a Matemática pela maioria dos alunos.

O Curso de Matemática dura em média quatro anos e possui disciplinas curriculares como Análise ou Cálculo, Álgebra, Geometria, Matemática Aplicada, além das disciplinas relacionadas à Didática, História, Educação, dentre outros. O formando sai habilitado para atuar, principalmente, na rede Pública e/ou Particular de Ensino (Fundamental e/ou Médio), em Instituições Públicas ou Privadas de Ensino Superior, além de atuar como professor particular.

Segundo dados do Inep/MEC, a Matemática está entre as quatro áreas da educação que mais necessitam de professores.


Confira os currículos de Matemática:


Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Universidade de Passo Fundo – UPF

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Entrevista com Vangiza Berbigier

A professora Vangiza Bortolini Berbigier Vidaletti é formada desde 1996 em Licenciatura Plena em Matemática, habilitação em Matemática, Física e Desenho Geométrico, pela UPF; Pós - graduada em Matemática Aplicada, também pela UPF e com Mestrado em Ciências Exatas, pela UNIVATES. Começou a dar aulas em 1993, quando estava no terceiro semestre do Curso, na rede municipal de ensino, em Mormaço.

Após, começou a lecionar nas antigas redes Objetivo e Gama Pré-Vestibular, em Passo Fundo. Foi professora das Escolas São José, Polivalente, antigo Garra e, atualmente, é professora apenas da Escola São José, com 40 horas. Sempre alternou entre o ensino de Física e Matemática, uma vez que é formada pelo antigo currículo da UPF.

Clic – Como foi a formação em Matemática, nesse antigo currículo?

Vangiza -
O currículo antigo possuía algumas carências, uma das principais era muita teoria e pouca prática. Contudo, algumas disciplinas específicas e que hoje somente são vistas na universidade, como Cálculo Diferencial e Integral, sempre exigiram muitas horas de estudo para nós alunos estudantes de Matemática. Como saíamos licenciados para as disciplinas de Matemática, Física e Desenho Geométrico eram muitos conceitos diferentes a serem assimilados em pouco tempo de curso. Num total de 10 semestres, nos três primeiros tivemos basicamente cadeiras como Aspectos Filosóficos, Sociológicos, Complementos de Língua Portuguesa entre outras dessa mesma área. No restante do curso, 7 semestres, foram ministradas disciplinas e conteúdos específicos para atuarmos nas 3 disciplinas que a faculdade nos habilitaria. Logo, o professor vai aprender mesmo é na sala de aula, com as dificuldades diárias que os alunos apresentam, e com o manuseio dos diferentes materiais didáticos disponíveis que, em sua maioria, são incompletos e de linguagem inacessível para o aluno.

Clic- Quais as disciplinas mais difíceis?

Vangiza -
Na verdade, o currículo se torna um pouco complexo, pois são muitos conceitos novos e que dependem muito da bagagem que o aluno traz do ensino Fundamental e Médio envolvendo esta área do conhecimento. Muitos dos meus colegas de faculdade acabaram trocando de curso por causa dos nomes estranhos de disciplinas que compunham o currículo, mas que, na verdade o nome pode ser feio, mas o conteúdo é fácil, gostoso e que apenas está sendo aprofundado. Qualquer um iria se apavorar com o nome Álgebra Moderna ou Linear, pois sem cursar a disciplina não vai saber do que se trata. Na disciplina de Cálculo, citada anteriormente, o aluno pensa que vai fazer cálculos dos mais diferentes tipos, mas depois começa a perceber que na verdade você vai aprender a dominar muitas fórmulas da Matemática, aplicá-las e ainda colocar em prática todos os conceitos adquiridos nos muitos anos de escola que cursou até o momento. Na minha turma éramos em 72 alunos matriculados nesta disciplina, e apenas 31 foram aprovados, ou seja, quem dominava a Matemática Básica se saiu melhor.

Clic – Como a matemática é recebida pelos alunos?

Vangiza –
Eles perguntam para que irão utilizar tudo o que estão estudando na sua vida diária. A Matemática ainda continua sendo o bicho papão dos alunos. Deve ser ensinada de uma forma aplicada, para que o educando perceba que ela está presente no dia a dia, que não basta apenas decorar a tabuada, mas sim onde vai onde aplicá-la.

Clic - Como é a Vangiza Professora de Matemática?

Vangiza -
A Vangiza é extremamente exigente. A Matemática só vai ser aprendida se o aluno estudar em casa, se refizer os cálculos que são passados sem sala de aula. Muitas das questões são dos últimos vestibulares de diferentes universidades e da prova do Enem e quando eu quero fazer o aluno raciocinar mais procuro questões em livros didáticos mais antigos, pois os atuais já não fazem pensar como antes. São 15 anos de Magistério onde sempre busco sentar e preparar a minha aula e é difícil não saber o que vou ensinar em cada turma que possuo, pois a Matemática é uma sequência, possui uma ordem de raciocínio, onde um conteúdo é base para o próximo a ser aprendido.

Clic - Vale à pena cursar Matemática?

Vangiza -
Ser professor é uma tarefa difícil, porém quando você senta do lado do aluno, ensina o conteúdo e ele olha pra você e diz que conseguiu entender, é muito gratificante, é uma sensação maravilhosa, que só sendo professor para entender, principalmente de Matemática. A recompensa é essa. Um bom salário você só alcança se batalhar, continuar os estudos e chegar a uma universidade. Ser professora de matemática é maravilhoso, mas eu sou suspeita para falar. A Matemática está na vida, no cotidiano e isso ficou bem claro para mim quando conclui meu trabalho de mestrado, onde eu repassei para os alunos a experiência de perceber a matemática na vida diária. Eu levei uma turma ao supermercado e pedi para que verificassem algumas embalagens. Realizei vários questionamentos envolvendo o conteúdo trabalhado em sala de aula e relacionando com o que eles estavam visualizando naquele instante. Era a matemática sendo aplicada no dia a dia, a geometria espacial no supermercado. Os alunos conseguiram perceber que a matemática realmente não é só números. O resultado do trabalho realmente foi melhor do que imaginei. Todos eles adoraram. Consegui ainda ir um pouco além: relacionar a Matemática com a Biologia, fazê-los detectar os impactos ambientais que as embalagens causam se descartadas erroneamente na natureza. Era a interdisciplinaridade na Matemática.

Clic- Como é o mercado de trabalho nessa área?

Vangiza -
O magistério é uma área que nunca está saturada, principalmente na Matemática. Sempre há falta de professores, a área de atuação é muito grande. As aulas particulares são uma boa forma de começar. Eu mesma tinha uma colega que conseguiu pagar a sua Pós só dando aulas particulares. Se o profissional estiver sempre buscando propostas inovadoras, as oportunidades de emprego serão ainda maiores.

Clic - Que mensagem você deixaria para quem pretende seguir Matemática?

Vangiza -
Para cursar esta faculdade o estudante deve ter muito comprometimento, ter vontade de estudar e ser dedicado. A Matemática apesar de ser uma Ciência Exata deve ser aprendida, não decorada. Acho uma das ciências mais bonitas, desafiadora. A Matemática constrói o conhecimento, desenvolve o raciocínio lógico e criativo, com habilidade de realizar um elo de ligação com as demais Ciências. Quem optar pela Matemática escolherá um curso maravilhoso e fascinante.

Para você que deseja seguir a carreira, boa sorte!

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade