Festa do Pinhão: Fontoura Xavier atrai 60 mil pessoas

Diversas atrações envolveram o público nos três dias de festa. Entre elas, rodeio crioulo, exposição, shows e a estrela do evento

Por Redação em 04/05/2009

   

nao. (Foto: André Vicari)
Festa do Pinhão: Fontoura Xavier atrai 60 mil pessoas

Fontoura Xavier - Considerado uma das principais fontes de renda de centenas de produtores do município, o pinhão foi motivo de festa neste fim de semana. O parque de exposições sediou a quinta edição da Festa do Pinhão, composta por rodeio crioulo; exposição industrial, comercial e de produtos coloniais; shows e bailes; além de praça de alimentação e parque de diversões. No feriado de 1º de maio houve reunião dos prefeitos e primeiras-damas da Associação dos Municípios da Serra do Botucaraí. Conforme o prefeito José Flávio Godói da Rosa, cerca de 60 mil pessoas passaram pelo local nos três dias do evento. “A cultura do pinhão envolve muitas famílias, que comercializam o produto nesta época do ano nos quiosques à beira da BR-386. Segundo informações, são colhidas cerca de cem toneladas por ano aqui no município. Esse também é um motivo para a festa.” O presidente da feira e também vice-prefeito Antoninho de Góes salientou que o evento se consolida em todo o Estado como uma mostra do resultado do trabalho da comunidade fontourense. O público também pôde participar de trilhas ecológicas e seminários sobre meio ambiente. O evento contou com o apoio da Administração Municipal, Emater/RS-Ascar, Assembleia Legislativa, Sicredi, Banrisul, Corsan, Afubra e Caixa Econômica Federal.

Tendas
Quem percorreu os estandes pôde conferir as diversas maneiras de aproveitar o pinhão na alimentação. No espaço da Associação Comunitária dos Tendeiros a fruta era oferecida de diversas maneiras, além de cru ou cozido. “Temos cuca, cricri, brigadeiro, suspiro, tudo feito de pinhão”, destacou Luciane Batisti, que ao lado de Carolina dos Santos e Paulinho Fragata cativava os visitantes pela boca.

Fonte: http://www.informativo.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade