Expectativa de boa safra marcam início da colheita da soja em Soledade

Festividade realizada no sábado (10), na comunidade da Margem São Bento, reuniu agricultores e representantes de entidades

Por Lucas Oliveira Bicudo em 12/03/2018

   

(Foto: Maurício Orsolin / ClicSoledade)
Expectativa de boa safra marcam início da colheita da soja em Soledade

Com expectativas de ter uma produtividade igual ou superior a safra passada, foi aberta oficialmente em Soledade a colheita da soja. A festividade foi realizada no sábado, 10/3, na comunidade da Margem São Bento, reunindo agricultores e representantes de entidades e instituições ligadas ao agronegócio.

Evento já tradicional nesta época do ano no município, foi na propriedade de Gilberto Paulo dos Santos que simbolicamente aconteceu o ato. Ele se diz satisfeito e com boas perspectivas para a safra. “Em termos de clima considero que será uma boa colheita, onde a produtividade acredito que fique em 60 sacos por hectare”, assinalou.

A vice-prefeita Marilda Borges Corbelini afirma que a abertura da colheita da soja é motivo de festa. “Se o campo não produz, a cidade não sobrevive, então temos que celebrar junto com os agricultores mais uma safra. Temos um olhar especial para este setor, oferecendo estradas em condições para escoar a produção, além de saúde e educação”, ponderou.

O secretário da Agricultura, José Peres, lembra que aproximadamente 45% da economia do município vem do agronegócio. “Então é importante termos uma boa produtividade, pois em consequência há um incremento nas receitas e assim conseguimos atender a demanda de todos os munícipes”, comentou.

José Luiz Leite dos Santos, presidente da Coagrisol, diz estar otimista com esta safra. “Viemos nos últimos 2 anos de uma crise e vejo em 2018 uma excelente oportunidade para driblarmos isso. Tomara que tenhamos um incremento tanto em produtividade como também em rentabilidade e a cooperativa se preparou para receber esta safra, onde investimos mais de R$ 10 milhões em nossas estruturas”, garantiu.

Carlos Rogério Matuella, diretor executivo da Sicredi Botucaraí RS, ressalta que o agronegócio tem papel importante na região. “Estamos felizes em participar deste evento, de poder estar junto do produtor rural e das entidades parceiras, mostrando a força da economia da nossa região, mas, em especial, comemorando a colheita, valorizando o agronegócio e o produtor rural”, pontuou.

Embora ainda esteja no início da colheita, as projeções são positivas para a safra 2017/2018. “Até o momento, no geral, as chuvas foram boas, em quantidade suficiente, permitindo que as lavouras tivessem um potencial maior. Se manter esta perspectiva, acredito que teremos uma produtividade, em média, igual ou superior do que foi ano passado, que já foi uma produtividade recorde”, assinalou o engenheiro agrônomo Romeu Scipioni.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DA ABERTURA DA COLHEITA DA SOJA NESTE LINK:
www.clicsoledade.com.br/fotos/?pg=ver&id=3536

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade