10ª edição do Soledade em Canto e Conto reuniu grande público no Centro Cultural

“O ouro verde, um legado Guarani” foi o tema abordado neste ano pelas Professoras Mestres em História Regional Elizette S. Ortiz e Maria Beatriz C. Eifert.

Por Redação em 28/03/2018

   

(Foto: Silvio Souza / ClicSoledade)
10ª edição do Soledade em Canto e Conto reuniu grande público no Centro Cultural

“O Ouro verde, um legado Guarani” foi o título de mais um capítulo da história de Soledade, contada e cantada no 10° Soledade em Canto e Conto, realizado na quinta-feira, dia 22/03, no Centro Cultural. A atividade integrou as comemorações dos 143 anos do município e contou com a presença da Vice-Prefeita Marilda Borges Corbelini, da Diretora Geral da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto Ádria B. de Azambuja, professores e alunos das escolas municipais e estaduais e da comunidade.

A apresentação, desenvolvida pelo Departamento Cultural, teve a pesquisa histórica das Professoras Mestres em História Regional Elizette S. Ortiz e Maria Beatriz C. Eifert, promovendo um importante resgate da história de Soledade que completa no dia 29, 143 anos de emancipação.

Velha e verde riqueza, erva-mate sustentáculo dos sete povos das missões, neste solo cresceu dando o privilégio de sua riqueza e seu sabor, delineando a economia de um Rio Grande selvagem. Adorada pelos primitivos, seu divino poder, hoje faz parte do acervo cultural do povo gaúcho. A história da erva mate, que foi uma cultura que vem dos índios guaranis e que, por muitos anos, foi a principal renda de Soledade foi contada, cantada e interpretada através da história, da música e da dança.

O 10° Soledade em Canto e Conto teve a participação dos professores e alunos das Oficinas de dança, música, teatro e capoeira do Departamento Cultural, do grupo Toob Look, Diony Dal Santo, Dulce Braiz e Mara Muniz.

Ao final do espetáculo o público foi presenteado com uma mostra de chimarrão e degustação de bolos feitos de erva mate.

Confira a galeria de fotos do evento no link:
www.clicsoledade.com.br/fotos/?pg=ver&id=3552

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade