Deputado Brito destaca aprovação do Proamel

Projeto dispõe sobre a Política Estadual para o Desenvolvimento e Expansão da Apicultura e Meliponicultura e institui o Programa Estadual de Incentivo à Apicultura e Meliponicultura no Estado.

Por Redação em 12/04/2018

   

(Foto: Divulgação)
Deputado Brito destaca aprovação do Proamel

Por unanimidade (48 votos), foi aprovado o PL 27 2017, do Executivo, que dispõe sobre a Política Estadual para o Desenvolvimento e Expansão da Apicultura e Meliponicultura e institui o Programa Estadual de Incentivo à Apicultura e Meliponicultura – Proamel no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul.

O deputado Adolfo Brito destacou a aprovação da matéria, que foi fruto de ações desenvolvidas, em conjunto, pela SEAPI, Câmara Setorial do Mel e pelos órgãos que participaram do Grupo de Trabalho criado, ainda 2015, pelas Comissões de Agricultura e Saúde e Meio Ambiente da ALERGS, para incentivar e fomentar o setor, que é uma importante alternativa de renda às propriedades rurais.

O Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da ALERGS confirmou que a matéria foi escrita com a participação de várias mãos, citando vários deputados que contribuíram, como o caso dos colegas Valdecí de Oliveira, Altenir Tortelli, Elton Weber, Bombeiro Bianchini, entre outros, além do ex-secretário da Agricultura, deputado Ernani Polo (PP), da UFRGS e da Coopampa. "Com este projeto o RS passa a ser o primeiro estado do país com programa específico para desenvolvimento da cadeia produtora do mel", comemorou, informando que o estado é o maior produtor brasileiro de mel, com produção de 10 a 12 mil toneladas, das quais 60% é exportado.

Do plenário, também o deputado Valdeci Oliveira (PT) registrou que o debate sobre o tema começou na URI de Santiago e foi a partir de um projeto de sua autoria, sobre o transporte da abelha sem ferrão, que a proposta se desenvolveu. Destacou ainda a importância do setor, que promove emprego e renda, melhorando a economia em várias regiões.

Ainda o deputado Elton Weber (PPS) comemorou a proposição, destacando o trabalho dos deputados Adolfo Brito (PP), presidente da Comissão de Agricultura, Valdeci Oliveira, Bombeiro Bianchini e do ex-secretário Polo. Lembrou que há no RS dezenas de associações de apicultores, muitos tendo a produção de mel como renda extra e a fazendo de forma cooperativada.

O ex-secretário da Agricultura também foi à tribuna para explicar toda o processo de estruturação da política agora em apreciação. Agradeceu ao trabalho dos colegas da Secretaria da Agricultura, ao apoio da Casa Civil e do governador José Ivo Sartori. "O Proamel vai ao encontro da valorização deste setor muito importante para a economia do RS", definiu Polo.

Também saudaram a iniciativa os deputados Aloísio Classmann (PTB) e Lucas Redecker (PSDB).

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade