Morre no Rio paciente que estava internada com sintomas da gripe suína

Gripe suína

Por Redação em 04/05/2009

   

nao. (Foto: Divulgação)
Morre no Rio paciente que estava internada com sintomas da gripe suína

A mulher que estava internada com sintomas de gripe suína no Hospital Barra D'or, na Zona Oeste do Rio morreu, na madrugada desta segunda-feira, vítima de septicemia grave.

De acordo com a assessoria do Hospital,a paciente de 50 anos não apresentava problemas respiratórios, comuns em pessoas com gripe suína. Ela estava com três sintomas da doença: febre, dor de cabeça e vômito.

O Hospital decidiu informar à Anvisa do caso porque a mulher foi internada 48 horas depois de chegar dos Estados Unidos. O laudo da Anvisa sobre a coleta de material da paciente realizada neste domingo só deve ser divulgado nesta terça-feira ou, no máximo, na quarta-feira.

O vírus da gripe suína é transmitido através do contato direto com o porco infectado. Os casos são mais comuns em populações rurais. Segundo o infectologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Edmilson Migowski, consumir a carne cozida e bem higienizada não oferece riscos.

TRANSMISSÃO

O contágio entre humanos se dá através do contato com a pessoa infectada, pois o vírus não fica em suspensão no ar. “O contágio ocorre quando a pessoa infectada tosse ou espirra e as gotículas de saliva atingem outra pessoa. Além disso, o contato com as mãos da pessoa doente também pode transmitir a gripe suína”, informou a infectologista Andréia D´Ávila Freitas.

COMO EVITAR

Usar sempre lenço ao assoar o nariz e tossir
Estar com as mãos sempre limpas
Estar a uma distância maior do que 90 centímetros da pessoa infectada

SINTOMAS

Febre repentina, superior a 38 graus, acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, dificuldade respiratória, dor de cabeça, musculares e nas articulações. Pessoas que preencham a definição e que vieram do México ou das áreas afetadas nos Estados Unidos e no Canadá, nos últimos 10 dias, devem procurar atendimento médico e informar o roteiro de viagem.

TRATAMENTO

O tratamento é feito, normalmente, através de medicamentos antivirais.

DISQUE-SAÚDE

Atendentes do Disque-Saúde (0800 61 1997) podem tirar mais dúvidas.

VACINA

Ainda não existe uma vacina contra esse tipo de gripe. A dose contra a gripe sazonal (aplicada anualmente em idosos) protege apenas contra a gripe humana. Medicamentos podem tratar paciente com a doença.

VIAGEM CANCELADA: REEMBOLSO

O Código de Defesa do Consumidor garante ao passageiro receber de volta o valor total que pagou à empresa de turismo, caso desista de viajar pelo risco de contágio. “Outra opção é trocar por nova data ou novo destino”, diz o advogado Bruno Pinho Gomes.

MÁSCARAS PROTEGEM MESMO?

As mais indicadas para evitar a contaminação são as chamadas N95, segundo o infectologista Edmison Migowski, da UFRJ. Elas têm filtro melhor do que as demais e por isso têm capacidade de reter partículas menores do que as que cirúrgicas, comumente usadas, por exemplo. As de filtro ou de tecido são menos eficientes, mas ajudam.

O VÍRUS FICA EM SUPERFÍCIES?

O vírus é sensível e não se mantém por muito tempo em superfícies, como telefones e mesas. Segundo o professor Davis Ferreira, da UFRJ, ele só fica nos objetos enquanto houver umidade, como secreções.

Fonte: www.terra.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade