Samu Soledade completa 7 anos de atividades e realiza Feira de Saúde

Durante toda a tarde desta quinta-feira (14) a equipe está fazendo verificação de glicemia e pressão arterial

Por Lucas Oliveira Bicudo em 14/06/2018

   

(Foto: Lucas Bicudo / ClicSoledade)
Samu Soledade completa 7 anos de atividades e realiza Feira de Saúde

Para celebrar os 7 anos de atividades em Soledade, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está promovendo uma Feira de Saúde na tarde desta terça-feira, 14/6, na Praça Olmiro Ferreira Porto. Os profissionais realizam verificação de glicemia e pressão arterial, além de distribuição de folheto com orientações.

A enfermeira coordenadora do Samu local, Andressa Portela, afirma que, além de comemorar o aniversário, a ação também tem o objetivo de levar informações às pessoas. “No momento em que realizamos os testes, já aproveitamos para explicar de que forma funciona o serviço, como deve ser acionado e passamos informações sobre primeiros socorros”, assinalou.

Atualmente, a equipe é formada por 9 pessoas, composta de técnicos de enfermagem e condutores, além da enfermeira coordenadora, que estão disponíveis para atender a população nas 24h do dia. Conforme estatísticas, a unidade de Soledade realiza uma média de 1 mil atendimentos por ano.

Andressa destaca que nestes dois anos em que coordena o Samu, foram adquiridos muitos equipamentos novos, assim como a vinda de uma ambulância nova. “Dispomos de uma estrutura completa para prestar os primeiros socorros, inclusive, com desfibrilador para reanimar os pacientes em caso de parada cardíaca”, salientou.

Em relação a atividades futuras, ela diz que deseja realizar ações de educação em saúde. “É importante levar informações sobre primeiros socorros, bem como informar como acontece o acionamento do Samu, que ainda é desconhecida por muitos. Também temos a possibilidade de mudar a base operacional para o prédio onde funciona o Telecentro, no bairro Expedicionário”, comentou.

Informações importantes:
O Samu existe para prestar socorro à população em caso de emergência, sendo que o atendimento é acionado ao ligar para o número 192 de qualquer telefone. A ligação, que é gratuita, é atendida por técnicos da Central de Regulação, em Porto Alegre, que identificam a emergência e o médico inicia o diagnóstico da situação.

O próprio paciente, ou quem fez a chamada, recebe as primeiras orientações. Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o procedimento deve ser tomado: a pessoa procurar um posto de saúde ou designar uma ambulância com técnico em enfermagem e socorrista para atendimento. No momento da ligação não se deve mentir ou omitir nenhuma informação.

Situações em que o Samu deve ser acionado: acidente de trabalho; afogamentos; acidente com arma de fogo; choque elétrico; desastres e acidentes com múltiplas vítimas; falta de ar intensa; ferimentos por faca, espetos e outros objetos cortantes; gestante com sangramento vaginal; intoxicação por medicamentos, produtos químicos, plantas e outros produtos; queimaduras extensas; tentativa de suicídio; vítima inconsciente; e vítima não respirando.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade