Demandas da região são apresentadas ao Secretário Estadual da Segurança Pública

Cézar Schirmer participou de uma reunião em Soledade nesta quarta-feira (25) com representantes dos órgão da segurança

Por Lucas Oliveira Bicudo em 26/07/2018

   

(Foto: Lucas Bicudo / ClicSoledade)
Demandas da região são apresentadas ao Secretário Estadual da Segurança Pública

O Secretário Estadual da Segurança Pública, Cézar Schirmer, esteve em Soledade participando da reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O encontro aconteceu na quarta-feira, 25/7, no Salão de Atos Adão Martins de Freitas, e contou com a presença de comandantes e representantes de órgãos da segurança, bem como do Ministério Público.

Na ocasião, foram expostas para as lideranças estaduais as ações integradas que são realizadas no município e região. Também foram relatadas as necessidades, entre elas, a construção de uma nova Delegacia de Polícia, que abrigaria a regional, DP e DPPA, assim como vinda de mais policiais e viaturas para Brigada Militar e Polícia Civil.

Schirmer parabenizou a maneira como Soledade e região trabalham a segurança pública. “Quando todos pegam juntos o resultado é obvio, os indicadores de criminalidade diminuem. A situação aqui é muito mais confortável, se comparados com municípios do Brasil e do Rio Grande do Sul do mesmo porte, e isto é fruto do excelente trabalho das forças policiais”, elogiou.

Ao se referir a carência de efetivo, o secretário informou que está concluindo o concurso público onde foram disponibilizadas 6,2 mil vagas. “Deste total, 4,1 mil são para soldados da BM, 1,2 mil para agentes policiais, 450 para Bombeiros, mais a Susepe e IGP. Nos próximos 15 dias deveremos começar a chamar os da Brigada Militar e, com certeza, mandaremos homens para cá”, garantiu. Com relação a viaturas, disse que a licitação está em processo de conclusão, onde, até o final do ano, vão entregar veículos para região.

Quanto a construção de uma nova delegacia, que está orçada em R$ 12 milhões, Schirmer lembrou que o RS encontra dificuldades financeiras. “Não dispomos deste recurso para investir, mas vamos ver na região se existe algum imóvel ou área que pertença ao Estado que possa entrar em alguma negociação para que pudéssemos alocar esse recurso para construção do prédio”, sugeriu.

Esclareceu que não poderia fazer afirmações definitivas sobre o assunto, mas que já se tinha alguns avanços. “A Prefeitura se dispôs a doar uma área, agora cabe ao Estado fazer sua parte que é construir. Talvez fazê-la de forma modular, iniciando com uma parte e concluí-la no decorrer do tempo. Não estou dizendo não, ao contrário, estou dizendo sim, mas temos que ver como viabilizar a construção desta delegacia”, ponderou.

Por fim, o secretário Schirmer anunciou que será implantada em Soledade uma central microrregional de videomonitoramento. “É daqui que os policiais vão vigiar as câmeras de Soledade e também das cidades da região que fazem parte do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS)”, concluiu.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade