Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite inicia na segunda (6)

Devem ser imunizadas crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos, independente da situação vacinal

Por Lucas Oliveira Bicudo em 01/08/2018

   

(Foto: Lucas Bicudo / ClicSoledade)
Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite inicia na segunda (6)

Pais e responsáveis devem ficar atentos e levar as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos para vacinar contra o sarampo e a poliomielite, independente da situação vacinal. A campanha nacional inicia na próxima segunda-feira, 6/8, se estendendo até o dia 31 de agosto, sendo que no dia 18/8, sábado, acontece o dia de mobilização.

De acordo com a enfermeira Marina Iaione Piovesan, da Vigilância Epidemiológica, a meta de Soledade é vacinar 95% do público-alvo. “A população nesta faixa etária no nosso município é de 1.934 crianças. Então pedimos que procurem as unidades de saúde, das 7h 30min às 11h 30min e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira”, assinalou.

Ela destaca que recentemente houve o reaparecimento do sarampo no Brasil, num total de 682 casos até o momento, destes, 13 foram no Rio Grande do Sul. “É importante que os adultos também verifiquem sua situação vacinal. Quem tem até 29 anos precisa comprovar que tem duas doses da tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba). Já quem tem de 30 a 49 anos, deve ter uma dose”, explicou.

Marina ressalta a importância de se imunizar, uma vez que o sarampo é extremamente contagioso, muito mais que a gripe. “Quatro dias antes de apresentar os primeiros sintomas, a pessoa infectada já está transmitindo a doença pelas vias respiratórias (gotículas), sendo que o período de incubação é de cerca de 12 dias”, informou.

Por fim, a enfermeira aponta quais são os principais sintomas do sarampo. “Manchas avermelhadas em todo o corpo, tosse, febre alta, conjuntivite, coriza, mal-estar, perda de apetite, manchas brancas na mucosa bucal (manchas de Koplik). A doença não tem tratamento específico, e em casos de complicações, pode causar pneumonia, otite média, encefalite”, concluiu.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade