Expoagas 2018 vai gerar mais de R$ 500 milhões em negócios

Encontro ocorrerá de 21 a 23 de agosto, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre (RS).

Por Redação em 02/08/2018

   

(Foto: Arquivo / AGAS / ClicSoledade)
Expoagas 2018 vai gerar mais de R$ 500 milhões em negócios

Principal ponto de encontro, qualificação e negócios entre varejistas e fornecedores do Cone Sul, a 37ª Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2018 reunirá cerca de 48 mil pessoas ligadas à cadeia do abastecimento no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, entre os dias 21 e 23 de agosto, oportunizando à indústria o lançamento de mais de 800 produtos e garantindo ao varejo atualização, capacitação profissional e oportunidades de negócios junto aos 372 expositores da feira. Ampliada, a Expoagas 2018 contará nesta edição com um espaço internacional, que reunirá marcas consagradas, fabricadas por grandes multinacionais, e um circuito de negócios, congregando pequenos fornecedores gaúchos em uma área exclusiva à indústria regional. Cada vez mais abrangente e atrativo a outros setores do comércio, o evento deve movimentar R$ 506 milhões em negócios somente durante os três dias, refletindo, nos estandes, as tendências de mercado que vão dar o tom dos hábitos de consumo dos gaúchos no segundo semestre deste ano nos estandes.

Realizada há 18 anos no Centro de Eventos Fiergs, a Expoagas vai oportunizar, em 2018, que novas empresas participem da mostra como expositoras. Segundo o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, a concorrência pelos espaços e a limitação física dos pavilhões fizeram a entidade buscar alternativas para permitir que pequenas fornecedoras locais pudessem participar da feira. “Nosso objetivo é viabilizar uma participação maior de gaúchos no encontro, já que teremos supermercadistas dos 27 estados brasileiros e de pelo menos nove países fazendo negócios na Expoagas 2018. O circuito de negócios que estamos lançando em área anexa às palestras técnicas vai possibilitar que 35 novas indústrias regionais levem seus produtos, equipamentos e serviços aos visitantes. É isso que buscamos, já que um varejo só é efetivamente forte quando a indústria também é pujante”, afirma o presidente da Agas.

Outra novidade desta edição, o Espaço Multinacionais, localizado no terceiro andar do Teatro do Sesi, terá três grandes expositoras apresentando produtos fabricados por multinacionais das áreas de alimentos e higiene pessoal. “Será um espaço em que que estas grandes empresas vão estreitar relações com seus clientes. Assim como teremos mais presença da pequena indústria gaúcha, também queremos oportunizar negócios para as grandes empresas. Este é o espírito da Expoagas 2018, uma feira de todos e para todos”, destaca Longo.

Abrangência de setores – A Agas está prospectando novas empresas varejistas para conhecerem a feira, ampliando cada vez mais o leque de setores impactados pela Expoagas – neste ano, as inscrições realizadas até 17 de agosto mais uma vez são gratuitas para supermercadistas e para representantes de padarias, atacados, farmácias, bares, restaurantes, lojas de conveniência, açougues, bazares, lojas de 1,99, petshops, hospitais e hotéis. Os valores para visitantes de outros setores vão variar de R$ 30,00 a R$ 150,00 para os três dias de evento. “A Expoagas está consolidada como um evento multissetorial e traz oportunidades para empresas de todos os tamanhos. O pequeno comerciante que visitar a feira certamente sairá melhor e mais preparado para os desafios do mercado, seja pelo ciclo de palestras ou pelas parcerias comerciais que estarão à disposição na feira”, projeta Longo. As inscrições para o encontro já estão abertas pelo site www.agas.com.br.

27% dos expositores são estreantes
Mais uma vez majoritária, a participação de empresas gaúchas entre os expositores manteve-se igual ao ano passado – 72% dos estandes terão empresas locais. O segundo estado com maior representação é São Paulo, com 11,2% dos expositores, seguido de Santa Catarina, com 10,1%. Além de companhias de nove estados brasileiros, a Expoagas 2018 contará com empresas do Uruguai e da Argentina na área de exposição. O dado que mais chama a atenção, entretanto, é o número de estreantes entre os expositores: ao todo, 27% das 372 empresas da mostra vão participar pela primeira vez da feira, enquanto 73% estão retornando. “Saudamos uma renovação entre os participantes, já que esta é uma grande oportunidade para que as empresas busquem diferenciais de competitividade e se desenvolvam. É um sinal que estamos cumprindo o nosso papel”, aponta o gerente executivo da Agas, Francisco Schmidt.

Para fomentar a participação de varejistas do Interior do Estado, a Agas irá subsidiar 50% dos custos de viagem para caravanas que contemplarem pelo menos três empresas varejistas. “São 90 núcleos regionais que alugam um ônibus e vêm à feira dos mais diferentes pontos do Estado e de Santa Catarina”, explica o presidente da entidade.

Estandes menores também são opção aos pequenos
Além do circuito de negócios disponibilizado ao lado do Centro de Aperfeiçoamento Técnico, a Expoagas 2018 mais uma vez contará com pequenos espaços de 4m² e de 9m², com valores reduzidos, para que pequenos expositores participem. “São espaços pré-projetados, que não demandam a contratação de arquitetos e mobiliário, ideais para novos entrantes na feira”, explica o presidente da Agas.

Sorteio de automóvel entre os compradores
Para alavancar o fechamento de negócios já durante a feira – minimizando que as conversações iniciem na Expoagas e sejam concluídas posteriormente – e mensurar o volume transacionado no evento, a Agas voltará a sortear prêmios entre os visitantes que efetuarem compras junto aos expositores. Serão sorteados seis notebooks e um automóvel HB20 (autorização Caixa 6-0327/2018) no evento: a cada R$ 1.000,00 em compras nos estandes, os visitantes receberão um cupom para participação. “Queremos reforçar o conceito feira de negócios e, justamente por isso, estamos voltando neste ano o nosso foco para as atividades da exposição, incentivando os participantes a levarem lançamentos e condições especiais de pagamento”, antecipa Longo, lembrando que muitas empresas guardam suas novidades para lançarem na Expoagas. No ano passado, mais de 800 produtos, equipamentos, embalagens e versões foram apresentados durante o evento.

Feira ditará tendências dos supermercados
Tradicional termômetro de vendas e dos hábitos de consumo dos gaúchos, a Expoagas 2018 mais uma vez evidenciará produtos e categorias em destaque nas gôndolas dos supermercados do Estado. “No ano passado, a feira mostrou a força de produtos com apelo saudável, fitness e com foco no bem-estar dos consumidores. Estes itens encerraram o ano crescendo 23% acima da média de mercado”, explica Longo. Para a edição de 2018, chamam a atenção segmentos que entraram recentemente no cotidiano dos supermercadistas, mas que já são decisivos para a gestão das empresas, como fornecedoras de eficiência energética, de segurança, de engenharia, de soluções em serviços jurídicos e administrativos e de fornecimento de flores.

Na área da tecnologia e equipamentos, softwares que garantem a segurança da gestão, caixas de autoatendimento e robôs que podem auxiliar na operação das lojas estarão novamente em destaque. Empresas fornecedoras de alimentos, materiais de higiene e limpeza, beleza, bebidas e equipamentos seguem, entretanto, sendo majoritárias entre os estandes da Expoagas 2018.

Banco de Alimentos receberá produtos ao final do evento
Para evitar desperdícios, a Agas firmou parceria com o Banco de Alimentos do Estado, da Fiergs. Durante os três dias do evento, a instituição terá um ponto de coleta, na secretaria da Expoagas 2018, para que os expositores entreguem alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza referentes às sobras da feira. Os donativos serão encaminhados às mais de 300 entidades carentes atendidas pelo Banco de Alimentos na Capital.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade