Produtor de Ibirapuitã se destaca em concurso nacional de produtividade da soja

Irini Damo Perin ficou em 21º lugar no RS e 41º no Brasil no 10º Desafio Nacional de Máxima Produtividade CESB Brasil

Por Lucas Oliveira Bicudo em 02/08/2018

   

(Foto: Lucas Bicudo / ClicSoledade)
Produtor de Ibirapuitã se destaca em concurso nacional de produtividade da soja

O produtor Irini Damo Perin, de Ibirapuitã, ficou em 21º lugar no Rio Grande do Sul e 41º no Brasil no 10º Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja. Promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), o concurso teve 5,6 mil propriedades cadastradas em todo o país e foram destacadas as melhores práticas.

Perin possui uma área total de 10 hectares, sendo que foram auditados 3,26 ha, que apresentou uma produtividade de 98,72 sacos por hectare. “Todo o manejo do agricultor é informado e comprovado ao CESB por meio de notas. Durante o período de colheita vem um auditor acompanhar, que faz a medição e observa todos os critérios de segurança”, explicou.

Este é o primeiro ano que o produtor de Ibirapuitã participa do concurso. Ele comenta que na área pesquisada usa da agricultura de precisão há 8 anos, com taxa variável na aplicação de insumos, rotação de cultura, análise de solo. “O objetivo é diminuir os desperdícios de insumos, aproveitando melhor o equilíbrio nutricional do solo para obter a melhor produtividade possível”, salientou.

Irani Damo Perin teve a orientação técnica de Marcos Dorst, da Dinos e Zeferino Sebben, que representa a Basf. Ele finaliza dizendo que é possível alcançar bons índices de produtividade. “Acredito que o agronegócio é sempre uma evolução e que podemos tirar o máximo possível de rentabilidade”, concluiu.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade