Devido a erro, MEC divulgará nesta segunda-feira novo gabarito do Enem

"Foi identificada inconsistência nos gabaritos dos diferentes modelos de prova publicados", diz nota

Por Bruno Quevedo em 07/12/2009

   

nao. (Foto: )

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na noite de hoje que divulgará nesta segunda-feira, a partir das 10h, um novo gabarito das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorreram neste final de semana.

Conforme o MEC, os gabaritos foram embaralhados e saíram trocados. Pelo menos seis questões estão com problemas na resposta. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) colocou no seu site a seguinte nota: "O Inep verificou inconsistência nos gabaritos dos diferentes modelos de prova aplicada neste final de semana. Em função disso, todo o material será revisto. Os gabaritos oficiais serão publicados amanhã, segunda-feira, a partir das 10h".

Uma das perguntas com problema no exame de matemática, por exemplo, corresponde a de número 145 das provas Cinza e Amarelo e a 147 da Azul e a Rosa.

A questão traz duas figuras que mostram a montagem de um quebra-cabeças e pede para o candidato analisar como podem ser encaixadas. Pelo gabarito oficial, a resposta correta da questão 147 é letra "a", que diz: "1 após girá-la 90º no sentido horário". No entanto, o gabarito da questão 145 aponta a letra "c", que afirma: "2 após girá-la 90º no sentido anti-horário". A alternativa correta, segundo professores, é a alternativa "c".

O MEC anulou uma das 45 questões de múltipla escolha da prova de linguagens. Segundo o Inep, que aplica a prova, os candidatos não serão prejudicados. A assessoria de imprensa informou que a banca examinadora avaliou que a questão tinha problema, mas não soube informar o porquê.

Reclamações sobre a aplicação da prova podem ser feitas no serviço Fala, Brasil pelo telefone 0800-616161 ou no Fale Conosco, disponível no site www.inep.gov.br.

Fonte: zerohora.com, com informações do site G1.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade