Dirigentes da Coagrisol participam de viagem técnica cooperativista no Paraná

Presidente e Superintendente da Coagrisol participam deste intercâmbio.

Por Redação em 24/10/2018

   

(Foto: Divulgação / Coagrisol)
Dirigentes da Coagrisol participam de viagem técnica cooperativista no Paraná

O presidente da Coagrisol José Luiz leite dos Santos e o superintendente Clademir da Silva Comin estão integrando um grupo de 41 cooperativistas gaúchos que realiza uma viagem de intercâmbio ao estado do Paraná.

Uma visita na manhã de segunda-feira (22/10), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba marcou o início de um roteiro pelo Paraná e que vai contemplar, até a próxima quinta-feira, dia 25, visitas técnicas nas cooperativas Frísia, Cocamar, Coamo, Copacol, Cotriguaçu, Frimesa e Lar.

“O objetivo principal é a integração. Temos aqui representadas 27 cooperativas do Rio Grande do Sul, que representam 90% do faturamento do estado. E começamos pela Ocepar porque entendemos que a organização tem protagonismo muito forte no desenvolvimento do cooperativismo brasileiro”, disse o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (Fecoagro/RS), Paulo Pires.

O superintendente da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs), Gerson Lauermann, explica que o roteiro pelo Paraná foi elaborado levando-se em conta algum aspecto que a organização visitada se destaca. No caso do Sistema Ocepar, por exemplo, o objetivo foi ter um panorama geral do cooperativismo paranaense e a forma como a Fecoopar, Ocepar e Sescoop/PR atuam, bem como o interesse em conhecer com mais detalhes o Programa de Autogestão desenvolvido no estado.

Já nas cooperativas o interesse dos cooperativistas gaúchos abrange o processo de governança, intercooperação, agroindustrialização e logística. “Na Frísia, o foco é a questão da intercooperação que envolve as cooperativas da região do ABC; a Cocamar é a questão da governança em função do modelo que a cooperativa adota e que deve ser estudado; na Coamo, maior cooperativa do Brasil, queremos conhecer melhor o processo de relacionamento com o cooperado e a capitalização; na Cotriguaçu a finalidade é a questão da logística; na Frimesa, cooperativa central que tem uma especialidade no leite e em suínos, queremos conhecer melhor o funcionamento e a participação na cadeia produtiva como um todo; já na Copacol e Lar o objetivo é conhecer o processo de agroindustrialização”, contou o superintendente.

PARA FAZER MAIS E MELHOR

Ao relatar sua participação neste grupo, os dirigentes da Coagrisol lembram que a busca pela excelência é uma rotina constante da Cooperativa sediada em Soledade, e por isso é preciso sempre estar atentos as tendências e cases de sucesso. “Já fizemos outras viagens como essa e sempre se absorve muita informação que nos ajuda a pensar estratégias ainda mais intensas para melhorar nosso atendimento aos cooperados. Tenho convicção de que voltaremos como a bagagem cheia de conhecimento e aprendizado, afinal o estado do Paraná é uma referência de solidez e qualidade no cooperativismo”, comenta o presidente.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade