Trabalhos de acadêmicos da Uergs Botucaraí são premiados na 8º Siepex

Evento aconteceu em Cachoeira do Sul nos dias 24, 25 e 26 de outubro.

Por Redação em 01/11/2018

   

(Foto: Divulgação / Uergs Botucaraí)
Trabalhos de acadêmicos da Uergs Botucaraí são premiados na 8º Siepex

Acadêmicos da Uergs Botucaraí participaram com a apresentação de dez trabalhos no 8º Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs – Siepex, realizado nos dias 24, 25 e 26 de outubro no Parque da Fenarroz em Cachoeira do Sul. O evento reuniu cerca de 1,3 mil participantes da comunidade acadêmica da Universidade Estadual do RS e de outras universidades e teve como tema tem como tema o “Desenvolvimento Sustentável: perspectivas e desafios”.

Este ano, foram apresentados mais de 600 trabalhos de forma oral e em pôsteres. Receberam destaque os estudantes que obtiveram a melhor nota e a indicação dos membros da banca pela apresentação oral do melhor trabalho, por área. A Uergs Botucaraí participou com a apresentação de dez trabalhos.

A maior parte dos trabalhos foi apresentada em pôsteres, dos quais 43 receberam menção honrosa, também por área de conhecimento. Dos trabalhos apresentados oralmente, 18 receberam certificado de Destaque. A avaliação considera critérios como a justificativa, metodologia, relevância, domínio do tema e a qualidade da apresentação. Na Jornada de Pós-Graduação, cinco trabalhos receberam destaque.

Além da apresentação de trabalhos, a programação do 8º Siepex contou ainda com atividades culturais, minicursos e visitas técnicas em diversos locais do município. Durante o evento também foram realizados o Fórum Permanente de Discentes (Fopdi), o primeiro encontro da Rede de Comunicadores da Uergs e o Seminário de Territorialidade, que este ano teve como tema “Os impactos do agronegócio na qualidade da água para consumo humano e as estratégias regionais para reduzir os efeitos negativos da prática”.

A cada ano, o Siepex ocorre em uma das 24 Unidades da Universidade. Na cerimônia de encerramento, o público escolheu o Campus Central da Uergs, em Porto Alegre, como local para sediar a edição que será realizada em 2019.

Confira os trabalhos apresentados pelos acadêmicos da Uergs Botucaraí

- 2ª edição da olimpíada nacional de aplicativos: desenvolvimento sustentável
Autores: Antonio Agnaldo Rodrigues de Morais, Patrick de Oliveira, Daniela Mueller de Lara, Débora da Silva Motta Matos, Erli Schneider Costa (APRESENTAÇÃO ORAL PREMIADA)

- Organização de um banco de germoplasma de arbóreas nativas na região do Alto da Serra do Botucaraí/RS
Autores: Douglas Pessoa de Sousa, Patrícia Rockenbach de Miranda, Elaine Biondo, Daniela Mueller de Lara, Marta Martins Barbosa Prestes

- Herbário da unidade da Uergs Alto da Serra do Botucaraí/Soledade – avanços obtidos
Autores: Douglas Pessoa De Sousa, Daniela Mueller De Lara, Elaine Biondo, Marta Martins Barbosa Prestes

- Estudo de caso: gestão ambiental em um setor calçadista de Bom Retiro do Sul (Rio Grande do Sul)
Autores: Cândice Maiéli Porn, Marta Martins Barbosa Prestes, Robson Evaldo Gehlen Bohrer, Daniela Mueller de Lara (PÔSTER PREMIADO)

- Práticas de gestão ambiental hospitalar em espumoso: estudo de caso do hospital Notre Dame São Sebastião (Rio Grande do Sul)
Autores: Luzia Aparecida de Camargo, Luana Bernardon Lemes, Marta Martins Barbosa Prestes, Erli Schneider Costa, Daniela Mueller de Lara (PÔSTER PREMIADO)

- Vision Ambiental: Um App desenvolvido para identificar pontos de descarte inadequado de resíduos em Soledade (Rio Grande do Sul)
Autores: Juliani de Souza da Silva, Luana Bernardon Lemes, Marta Martins Barbosa Prestes, Erli Schneider Costa, Daniela Mueller de Lara

- Desenvolvimento de metodologia e ferramentas de análise e previsão do crescimento urbano para cidades de até 40 mil habitantes.
Autores: Antônio Agnaldo Rodrigues de Morais, Eléia Righi (PÔSTER PREMIADO)

- Ciclo de debates: desenvolvendo o pensamento científico por meio de ações em grupos de pesquisa (ano 1)
Autores: Rosemere Cristina Rekowsky, André Fernandes Furtado, Débora da Silva Motta Matos, Daniela Mueller de Lara, Erli Schneider Costa

- Catador cidadão
Autores: Michele Fatima de Quadros Padilha, Patrícia Rochenback de Miranda, Marc Richter, Daniela Mueller de Lara, Marta Martins Barbosa Prestes (PÔSTER PREMIADO)

- Desenvolvimento, potencialização e reconhecimento da unidade da Uergs Alto da Serra do Botucaraí/Soledade (ano II)
Autores: Andréia Batista Silveira, Marc François Richter, Marta Martins Barbosa Prestes, Erli Schneider Costa, Daniela Mueller de Lara

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade