Calor extremo eleva temperaturas para próximo dos 40ºC nesta quarta-feira (30)

Com a onda de calor atingindo seu pico, meteorologistas alertam que aumenta o risco de temporais no Estado

Por Lucas Oliveira Bicudo em 30/01/2019

   

(Foto: Arquivo / ClicSoledade)
Calor extremo eleva temperaturas para próximo dos 40ºC nesta quarta-feira (30)

O Rio Grande do Sul segue sob tempo escaldante e esta quarta-feira, 30/1, será mais um dia de muito calor. Conforme a MetSul, as temperaturas podem chegar a 40ºC em diversas cidades gaúchas e já esquenta nas primeiras horas da manhã. Em Soledade, às 7h, o termômetro da Estação Meteorológica já registrava 24,5ºC e a máxima vai alcançar os 37ºC.

Na terça-feira (29), conforme dados informados pelo observador meteorológico, Paulo Henrique Pinheiro, as máximas no município foram de 32,3ºC, computado na Estação Municipal do Bairro Farroupilha. Já no Inmet Aeroporto, a temperatura foi de 31,5ºC, sendo que a sensação térmica por causa da umidade do ar elevada (índice de calor) em 39,4ºC.

Com a onda de calor atingindo seu pico, aliado a um perfil mais instável da atmosfera, é muito alto o risco de temporais, que isoladamente podem ser até intensos. O modelo de alta resolução WRF da MetSul sugere alta probabilidade de vendavais localizados, logo em setores isolados a virada do tempo à tarde ou à noite.

Conforme a cidade, pode ocorrer com muito vento e risco de danos ou transtornos. A região metropolitana é uma das áreas com risco. Esse ciclo de sol, calor, chuva e temporais se repete amanhã e sexta. Refresca só no fim de semana, onde, no domingo, 3/1, em especial, será agradável, e a próxima semana não será tão quente quanto a atual.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade