Zoneamento Agrícola acontece na região

Zoneamento agrícola busca autorizar o plantio de culturas e contribuir para um melhor aproveitamento do solo.

Por Bruno Quevedo em 11/12/2009

   

nao. (Foto: Divulgação)
Zoneamento Agrícola acontece na região

Realizado pelo Ministério da Agricultura, o levantamento que está ocorrendo na região busca autorizar o plantio de culturas e contribuir para um melhor aproveitamento do solo.

Segundo o Chefe do Escritório da Emater de Soledade, Ademir Corbelini, o atraso do plantio da soja se deve ao zoneamento da cultura, que vai até o dia 12 de dezembro e, ressalta ainda, que os produtores que não atendem às demandas do zoneamento, se precisarem recorrer ao seguro realizado na hora do financiamento, podem ter problemas se a data do plantio não coincidir com a do levantamento.

“O plantio dos últimos sete dias ultrapassou 50%, devido ao clima, que deu uma trégua das chuvas e espera que, até o fim da semana, esse número passe dos 60%”, cita.

O que é O Zoneamento Agrícola de Risco Climático?

É um trabalho técnico, conduzido pela EMBRAPA, com a coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, que através da identificação dos riscos climáticos, principalmente com respeito à falta de água durante os estádios críticos das lavouras (ou culturas), procura definir as melhores épocas de plantio.

Também é considerada a temperatura, a ocorrência de geadas e outros fatores climáticos, além dos mapas que identificam os vários tipos de solo de cada município e/ou região.

O zoneamento agrícola define os períodos favoráveis de plantio para cada município, as cultivares habilitadas (recomendados), as doenças e pragas não cobertas pelo Proagro, e os produtores das sementes (detentores das sementes) dos vários cultivares indicadas.

O zoneamento agrícola é divulgado pelo MAPA no inicio de cada ano agrícola ou ciclo de plantio.

Produção: Maurício Orsolin

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade