Ciclone extratropical irá provocar ventos de até 100km/h no sul do país

Temporais atingem a Região até amanhã. No domingo, chuvas diminuem consideravelmente

Por Redação em 11/12/2009

   

nao. (Foto: Mariana Teixeira)
Ciclone extratropical irá provocar ventos de até 100km/h no sul do país

Nesta sexta-feira, a formação de um ciclone extratropical causa ventania e chuvas fortes e generalizadas na Região Sul. Segundo os meteorologistas da Somar, as rajadas devem passar dos 90km/h, especialmente na região de Santana do Livramento, região da Campanha Gaúcha, na fronteira oeste com o Uruguai.

A previsão também indica acumulados elevados, especialmente no Rio Grande do Sul. Em apenas 18 horas, o volume de chuva pode chegar a quase 105mm em Santana da Boa Vista, sendo que a média de dezembro é de apenas 90mm. Em Itaqui pode chover mais de 70% da média do mês e no município de Cristal, o acumulado chega a quase 120mm, contra uma média mensal de 80mm. Além da ventania e dos elevados acumulados, não se descarta granizo em várias localidades gaúchas.

Já em Santa Catarina e no Paraná, o acumulado será menor, em torno de 30mm em 24 horas nas áreas mais afetadas. Por conta da grandequantidade de nuvens, a temperatura máxima cai em boa parte da Região, com exceção do litoral e oeste do Paraná, litoral norte e no oeste de Santa Catarina e no noroeste do Rio Grande do Sul.

Amanhã, as rajadas de vento geradas pelo ciclone extratropical deverá chegar aos 100km/h no centro e leste do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre. No decorrer do dia o ciclone dá origem a uma frente fria, que avança rapidamente até a divisa do Paraná com São Paulo, provocando chuvas em boa parte da Região Sul. Os maiores acumulados serão registrados no Paraná, algo em torno de 50mm em 24 horas. Neste sábado, há previsão de calor apenas no oeste do Rio Grande do Sul, litoral de Santa Catarina e costa norte do Paraná.

De acordo com os meteorologistas da Somar, a chuva diminui consideravelmente no Sul do país a partir do domingo (13). Apenas na faixa leste da Região ainda há previsão de chuva fraca. Além disso, a temperatura mínima fica mais baixa e varia entre 11°C e 14°C em boa parte da Região. Já a máxima volta a subir no interior dos três Estados, mas permanecerá baixa nas áreas próximas do litoral.

Fonte: midiacon.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade